Estimativa da CNA é de avanço de 3% no setor brasileiro
O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro conta com perspectiva positiva para o próximo ano. Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira, 1º, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou estimativa para a área ao decorrer do próximo ano. De acordo com a entidade, o agro nacional crescerá 3% em 2021. Assim, a perspectiva é a do setor somar receita na casa de R$ 1,8 trilhão.
Leia mais: “Frente Parlamentar da Agropecuária tem novo comando”
Dessa forma, a CNA demonstra ao mercado confiança na sequência no avanço do agronegócio brasileiro. Em 2020, a entidade enfatiza o fato de o PIB do setor possivelmente fechar 2020 com avanço de 9% no comparativo com o consolidado de 2019. A atividade econômica da agricultura e da pecuária seguiram em alta mesmo diante da pandemia da covid-19. Nesse sentido, o PIB em questão cresceu 5,2% no primeiro semestre (no comparativo com o mesmo período de 2019.
Presidente da CNA, João Martins explicou que, diferentemente de 2020, o próximo ano tende a não sofrer tanto com alta nos preços. Isso porque organização do setor deve equilibrar a oferta com a demanda. “O produtor investiu na próxima safra porque está acreditando na produção e no que vai plantar”, explicou o executivo da entidade.