Em texto publicado na Edição 219 da Revista Oeste, o jornalista Carlo Cauti assina entrevista com o economista Maílson da Nóbrega. Ministro da Fazenda durante o governo de José Sarney, Nóbrega alerta para a crescente dívida brasileira.
Leia o trecho em que Maílson da Nóbrega fala da dívida no Brasil
“A rigor, estamos indo para uma crise da dívida no Brasil. A menos que seja possível atacar os gastos públicos obrigatórios. No Brasil, quase tudo é gasto obrigatório. Aproximadamente 98% dos gastos têm destinação já carimbada. No mundo, os países dispõem, em média, da metade do orçamento para definir suas prioridades. A outra metade é obrigatória.
Ninguém chegou à loucura de colocar os gastos obrigatórios em um nível como o do Brasil. Além disso, muitos desses gastos vão continuar aumentando, como é o caso da Previdência, pois a população está envelhecendo, há menos crianças, estamos perdendo o chamado ‘bônus demográfico’. E isso vai cada vez mais garrotando os gastos discricionais do governo. Se isso tudo não for corrigido, em algum momento o governo vai esgotar suas possibilidades.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Revista Oeste
A Edição 219 da Revista Oeste vai além da entrevista de Carlo Cauti com o ex-ministro Maílson da Nóbrega. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Silvio Navarro, J. R. Guzzo, Cristyan Costa, Rodrigo Constantino, Guilherme Fiuza, Alexandre Garcia, Tauany Cattan, Ana Paula Henkel, Adalberto Piotto, Ubiratan Jorge Iorio, Flávio Gordon, Evaristo de Miranda, Joanna Williams (da Spiked) e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Loucura o que estamos permitindo que o STF e as FA façam com o Brasil!
Os especialistas, economistas e todos os demais istas agora colocam a boca no trombone gritando sobre o perigo da divida fiscal etc etc esses especialistas muito mais que nós o povo já não sabiam que isso ia acontecer no governo lula, o exterminador do Brasil.