Segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 10, pelo Departamento de Trabalho do governo norte-americano, a inflação nos Estados Unidos em 2021 acumulou alta de 7,5% nos últimos 12 meses. Trata-se do maior avanço anual desde 1982.
Em janeiro, o índice de preços ao consumidor no país subiu 0,6%, na comparação com dezembro.
Analistas do mercado projetavam uma alta de 0,4% na base mensal e de 7,3% na anual.
O resultado do primeiro mês de 2022 foi impulsionado, principalmente, pelas altas de alimentos (0,9%), eletricidade (4,2%) e moradia (0,3%).
A economia norte-americana vem enfrentando uma inflação alta especialmente por causa dos efeitos da pandemia de covid-19 sobre as cadeias de abastecimento. O elevado custo de vida no país já começou a afetar a popularidade do presidente Joe Biden, eleito no fim de 2020.
A inflação nos EUA está bem acima da meta de 2% estipulada pelo Federal Reserve, o Fed (o Banco Central norte-americano).
Na semana passada, no entanto, o governo informou que a taxa de desemprego ficou em 4% em janeiro. Foram abertas quase 1 milhão de vagas nos últimos dois meses.
Em janeiro, os EUA criaram 467 mil novas vagas de trabalho — resultado que veio acima do esperado pelos analistas, diante do impacto da onda de contaminações pela variante Ômicron do coronavírus neste início de ano.
O salário médio por hora cresceu 0,7% na comparação anual, enquanto a média de horas trabalhadas por semana ficou em 34,5.
Economistas consultados pela Reuters projetavam a abertura de 150 mil vagas de trabalho no mês passado. Em dezembro, foram gerados 199 mil postos.
Novidade nenhuma onde há marginais e ladrões de eleições no comando! Deixa a coisa piorar, depois de arruinar o país sempre se pode recorrer aos republicanos para reconstruí-lo, ué!
Essas notícias infelizmente estará sempre ausente nas ex-grande imprensa. O mundo está em um atoleiro mas, parece que só o Brasil é notícia.
Progressistas no poder.
Como o Biden diz : “essa inflação não é tão ruim assim para os EUA”. E a Miriam Leitão concorda que essa inflação é boa para os americanos. Não sei em que planeta essa terrorista vive.