O Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, decidiu manter as taxas básicas de juros inalteradas na banda entre 5,25% e 5,50% ao ano.
Essa é a terceira reunião seguida do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve que não muda os juros básicos da maior economia do mundo.
A decisão do Fed foi alinhada com o esperado pela ampla maioria dos analistas do mercado.
Saiba mais: Federal Reserve decide manter taxa de juros inalterada
A última reunião na qual o Banco Central dos EUA elevou os juros foi em julho, quando a alta foi de 25 pontos base.
Comunicado do Fed indica redução do ritmo de crescimento da economia dos EUA
O comunicado que seguiu a decisão do Federal Reserve apontou como os indicadores recentes sugerem uma redução do crescimento da atividade econômica americana.
“Os ganhos de emprego moderaram desde o início do ano, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação diminuiu ao longo do ano, mas permanece elevada”, aparece no documento.
Segundo o comunicado, os membros do Comitê continuarão avaliando informações adicionais para decidir sobre o futuro da política monetária dos EUA.
“Ao determinar a extensão de qualquer reforço adicional da política que possa ser apropriado para fazer a inflação regressar a 2% ao longo do tempo, o Comitê terá em conta o aperto cumulativo da política monetária, os desfasamentos com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação, e os efeitos econômicos e desenvolvimentos financeiros”, salientou o Fed.
Saiba mais: Federal Reserve eleva juros nos EUA para 5%
O Comité se disse preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado, caso surjam riscos que possam impedir a consecução dos objetivo de luta contra a inflação.
Em relação ao sistema bancário dos EUA, o Fed salientou como esse “é sólido e resiliente”.
“Condições financeiras e de crédito mais restritivas para famílias e empresas provavelmente pesarão sobre a atividade económica, as contratações e a inflação“, salientou o Banco Central dos Estados Unidos.
Fed pode realizar três cortes em 2024
Para os próximos anos é possível que o Federal Reserve realize três cortes nas taxas básicas de juros.
O primeiro seria de 75 pontos base em 2024. Outro corte de 100 pontos base deveria ocorrer em 2025, e o último de 75 pontos em 2026.
No longo prazo, as taxas de juros esperadas pelo mercado são de 2,5%.
Wall Street gostou da decisão do Fed, com o Dow Jones que subiu 1,40% o Nasdaq ganhou 1,38% enquanto o S&P 500 subiu 1,37%.