O setor de vendas de veículos é mais um com resultados que mostram a retomada do crescimento da economia em 2022. O mercado desses itens cresceu quase 5% no ano passado.
A expansão nas vendas chegou a 170 mil unidades, de acordo com o levantamento divulgado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quinta-feira, 5. José Maurício Andreta Jr., presidente do órgão, comemorou a melhora nas vendas.
Segundo Andreta, o mercado se ajustou, apesar das dificuldades enfrentadas no ano passado. Ele lembrou que o setor enfrentou problemas de logística e abastecimento. “Houve severos impactos da guerra na Europa, com o aumento dos preços dos combustíveis, crise logística, entre outras consequências, causando muitas incertezas nos compradores”, comentou.
O presidente da Fenabrave afirma que “o resultado foi ótimo”, e ainda poderia ser melhor. “Tivemos períodos que impactaram no movimento de público nas concessionárias, como foi o caso da Copa do Mundo”, explicou.
Os automóveis da categoria formada por modelos como sedãs, hatchs e SUVs, lideraram as vendas de veículos com 1,6 milhão de unidades. Na sequência, aparecem os comerciais leves, como furgões e pickups: 380 mil.
Somando com caminhões, ônibus, motos e implementos, o mercado movimentou quase 3,7 milhões de unidades. A contagem mostra que mais da metade das vendas ocorreu no segundo semestre de 2022.
Para 2023, a Fenabrave projeta estabilidade nas vendas em quase todos segmentos. A exceção ficou apenas para motos, com previsão de 9% de expansão, e ônibus, para os quais se espera o crescimento de 5% puxado pelo aquecimento do turismo.