As novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que o Brasil terá um crescimento econômico maior que Estados Unidos, França e Alemanha em 2022. De acordo com órgão, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve fechar 2022 com a expansão de 2,8%. Ao mesmo tempo, o desempenho é estimado em 1,6% para os norte-americanos, 1,5% para os alemães e 2,5% para os franceses.
O fundo divulgou os dados na terça-feira 11. O desempenho estimado para o Brasil é maior que o da média das economias avançadas (2,4%). A publicação de ontem traz a terceira revisão seguida com a elevação da estimativa de crescimento para o PIB brasileiro em 2022.
Em janeiro, o FMI reduziu a previsão de crescimento econômico deste ano para o Brasil de 1,5% para 0,3%. Em abril, a instituição reviu a projeção para 0,8%. No mês de agosto, as expectativas para a expansão do PIB brasileiro estavam em 1,7%.
Nesse mesmo intervalo, o órgão reduziu a estimativa para o crescimento médio das economias avançadas em 2022 — projetado em 3,9% em janeiro. Na projeção seguinte, publicada em abril, a estimativa caiu para 3,3%. No mês de julho, uma nova revisão derrubou a expectativa dessa expansão para 2,5%.
Para os EUA, por exemplo, a projeção de crescimento do PIB em 2022 estava em 4% no mês de janeiro. Na publicação de abril, o número caiu para 3,7% e chegou a 2,3% em julho.
No mês de janeiro, a instituição projetava o crescimento do PIB alemão em 3,8%, e o da economia francesa em 3,5%. Do mesmo modo, no mês de julho, as previsões mudaram para 1,2% e 2,3%, respectivamente.
FMI subestima economia do Brasil
Paulo Guedes, ministro da Economia, acredita que o fundo ainda subestima o potencial da economia brasileira. “Possivelmente, estão prevendo um crescimento baixo, porque estão achando que o outro candidato vai ganhar, e isso vai ser muito ruim para o crescimento”, afirmou o ministro ontem, antes de dizer que o país continuará crescendo com a continuidade do governo do presidente Jair Bolsonaro.
“Quando se faz uma mudança estrutural forte na economia, que é o nosso caso, os modelos antigos perdem a aderência”, explicou o ministro. “Eles [o FMI] estavam prevendo crescimento baixo baseado em investimento público, que está caindo há 20 anos. Então, cada vez mais, o país cresce menos, o que era uma verdade, um fato. Mas mudamos o modelo econômico e agora é baseado em investimentos privados. Temos R$ 900 bilhões de investimentos privados já contratados.”
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
MAS… Brasil despiora… MAS…
Gostei! “Os modelos econômica do FMI estão ultrapassados” Estão errando feio!!! Erraram para a Europa e Estados unidos (previram para cima) deu para baixo! Para o Brasil, previram para baixo e subiu. Grande FMI !!
UMA PIADA! Quem vai mais acreditar?!
Parabéns para o BRASIL ! Isso a “outra” não mostra.
Obrigado Paulo Guedes e obrigado presidente Jair.
Qualquer semelhança entre a acurácia das previsões do FMI para o crescimento da economia brasileira e as do DataFolha e IPEC para as eleições não é coincidência. Todos jogam no mesmo time de erros deliberados com o objetivo mal disfarçado de prejudicar o atual governo e o país.
A Globo é o verdadeiro inimigo do Brasil neste momento. Maior até que o STF!
Francisco Bicudo
O problema é que essa informação não chega nos eleitores mais distantes das capitais onde o acesso se faz somente através da merda da rede Globo!
Francisco Bicudo
Sabe o que é pior que os viados e as lésbicas do FMI? São os jornalistas viados da Globo e as lésbicas da Argentina.
Boa, Paulo Guedes é o cara!!!
Isso, com certeza, a Globo não mostra.
BOLSONARO REELEITO PRESIDENTE DO BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷, a culpa é dele. Graças a Deus.
A velha imprensa não divulga, menos de 10% da população tomará conhecimento destes dados, o povo aculturado só pensa em carnaval, futebol, cerveja, feriado e se possível alguma “boquinha” do estado.
Quando um bandido, ladrão comprovado, sem caráter, consegue alguns milhões de votos e com possibilidade de se tornar presidente da republiqueta, é prova cabal que o povo não tem discernimento e por isso nossos filhos e netos pagarão preço altíssimo, quiçá com a própria vida.
Notícia Maravilhosa , infelizmente tudo poderá derreter em alguns meses se e somente se a esquerdalha tomar o poder , sim toma o poder uma vez que sem o auxílio das urnas eletrônicas de fácil manipulação e apoio do STF e STE , são incapazes de chegar a vitória de forma limpa
Parabéns PauloGuedes, salvou o Brasil.Obrigada por tudo.
BRASIL cresce mais que EUA, Alemanha e França. DURMAM COM ESTA ESQUERDISTAS 🇧🇷 B🟢LS🟡 NAR⚽️ 22