Os analistas de mercado que respondem ao Boletim Focus, do Banco Central, projetam inflação de 4,86% em 2023, mesmo índice da semana passada, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 9. É a terceira semana seguida de projeção de estabilidade para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial da inflação no país.
Leia as últimas notícias de Economia do site da Revista Oeste.
Para 2024, no entanto, a tendência é de alta da inflação. A projeção desta semana é que o IPCA fique em 3,88% no ano que vem, ante o índice de 3,87% na semana passada. Para 2025, a projeção de 3,5% da semana passada foi mantida.
Boletim Focus projeta crescimento zero para o PIB em 2023
Já para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a projeção é de estabilidade tanto para este ano quanto para 2024. A taxa de crescimento da economia esperada para 2023 é de 2,92% e de 1,5% para o ano que vem, mesmos índices do Boletim Focus da semana passada. Foi a segunda semana seguida de projeção de crescimento zero do PIB em 2023 e a terceira, em 2024.
Selic fica estável e câmbio sobe, mostra Focus
A taxa Selic também teve a projeção do Boletim Focus da semana passada mantida. Aliás, há nove semanas o mercado estima que os juros básicos da economia vão fechar o ano em 12,75%. Atualmente a Selic está em 13,25%. Para 2024, a projeção da Selic a 9% também foi mantida nesta semana.
+ Termômetro da inflação: IGP-DI avança 0,45% em setembro
Já o câmbio tem projeção de alta. Os analistas de mercado estimam que o dólar vai fechar o ano valendo R$ 5, ante R$ 4,95 na semana passada.
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
Está bem confusa esta matéria.
Atenção Oeste ! Varias informações ao longo do artigo estão erradas ou desatualizadas.
Atenção Oeste! Varias informações ao longo do artigo estão erradas ou desatualizadas.