O fundador da XP Investimentos, Guilherme Benchimol, afirmou que o Brasil vive um cenário econômico pior do que quando a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment, em 2016. Benchimol esteve presente no evento de investimentos Journey, realizado pelo escritório Blue3, em Ribeirão Preto.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
“É verdade que as contas públicas hoje estão piores do que estavam lá atrás”, disse o empresário. “É verdade que hoje talvez a direção não esteja tão clara a longo prazo. A gente tem que fazer mexidas estruturantes nas contas públicas do governo.”
O investidor afirmou que a melhor maneira de atrair investidores estrangeiros é reduzir os juros de forma estrutural. Segundo ele, o dinheiro fica “preguiço” com taxa de 15% ao ano.

Benchimol, no entanto, acredita que as curvas longas de juros vão começar a ceder. Para o investidor, a inflação vai começar a “arrefecer” e o fluxo de capital vai voltar de maneira mais estruturante.
Em 2025, a meta de inflação é de 3% com variação de 1,5% — isto é, pode chegar a 1,5% ou 4,5%. Em relatório divulgado em dezembro, o Banco Central afirmou que a chance de ocorrer um estouro dessa meta passou de 28% para 50%. Além disso, especialistas projetam aumento da inflação para 2025, 2026, 2027 e 2028.
Fundador da XP fala sobre estabilidade cambial no Brasil
Para Guilherme Benchimol, o retorno do investimento estrangeiro depende de uma estabilidade cambial. Trata-se de uma medida que o governo federal pode executar por meio da responsabilidade fiscal e com um plano econômico robusto.
“Nesses últimos tempos, talvez esse cenário tenha ficado um pouco mais volátil e isso, evidentemente, deixa o estrangeiro mais assustado”, afirmou o fundador da XP. “Mas eu acho que cada vez mais o governo fazendo o dever de casa, a gente vai convergir para a direção certa.”
Leia mais: “Azul deixa de voar em 14 cidades brasileiras; veja a lista”
Sobre a taxa de câmbio, Benchimol afirmou que é muito difícil afirmar se o dólar vai ficar na casa dos R$ 5,70. Apesar disso, afirmou que hoje o Brasil é um país muito barato.
“A forma de ver que o Brasil está barato hoje é viajar”, explicou o investidor. “Experimenta almoçar em algum lugar dos Estados Unidos e compara quanto custa um almoço lá versus quanto custa aqui. O Brasil hoje é um país barato. Dizer se o câmbio vai melhorar ou piorar, isso é sempre muito incerto. Hoje quando você viaja você percebe que o Brasil é um país barato. Em algum momento, isso tende a corrigir.”
FAZUELI XP INVESTIMENTOS, FEZ O L AGORA AGUENTA!
O problema é que o Governo não faz o dever de casa, que é enxugar a máquina, o gastos excessivos e nem se preocupa com medidas estruturantes, quer é vingança e lascar com o povo!
Engraçado que em matérias incontestáveis como essa o usuário esquerdopata Leo Saraiva desaparece, não? O Bolsonaro alugou um triplex na cabecinha aloprada dele.
Trabalhei na XP muitos anos… posso dizer que o Guilherme se encontrou com Lula antes das eleições… Há poucos dias a Gleise estava na sede em SP… Sempre puxou o saco do JP Lemman… O patrimônio dele já passa de bilhões… Pode saber ganhar dinheiro (um pouco explorando seus AAIs). Porém, não é padrão moral pra nada… Passou por cima de muita gente… E na hora decisiva, apoiou o PT. É apenas mais um canalha que já ganhou muito dinheiro e agora quer parecer o “patriota” do bem. Hipócrita.
O Brasil tem tudo para dar certo, mas infelizmente as escolhas na política e governo, prejudica mais de 20O milhões de brasileiros, e assim fica difícil sair do fundo do poço, e a cada vez mais afundamos!
Realmente, o Brasil é barato, para quem ganha em dólar ou euro ,porque para o brasileiro que tem um salario de mil quatrocentos reais por mês, não tem nada de barato. Esses são os bilionários que apoiaram o condenado-lula. Eles viajam e gastam em dólar, fora do Brasil.
Ótimo comentário. Disse tudo.
Exato, Benchimol é mais um dos grandes financiadores do mercado financeiro que fez o L esperando colher algum fruto …
Agora que viu qur não vai ganhar nada fica falando cenário econômico daqui …
Só abriu capital na bolsa americana, pq sabe que aqui no Bananil a empresa dele ia derreter junto com a bolsa brasileira com a economia desse país a mercê dos petistas
Petista vagabundo
É isso aí, aliás, não precisa ser muito letrado para saber que está tudo errado. O governo e a justiça 🦑⚖️ transformando o Brasil em um grande e péssimo circo 🎪🤡🤡😢
Cretino! Apoiou o molusco e agora faz graça!