Em artigo publicado na Edição 116 da Revista Oeste, Bruno Meyer informa ao leitor sobre o projeto inovador (e ousado) da 99, empresa brasileira de transporte por aplicativo: oferecer aos motoristas parceiros carros elétricos, que reduzem o custo operacional em até 80%.
De acordo com o jornalista, a 99 promete entregar cerca de 50 veículos elétricos, que deverão circular nas ruas da capital paulista nos próximos meses. A empresa afirmou ainda que quer ter 10 mil carros em sua base no Brasil até 2025.
Leia um trecho
“A 99 tem uma base de 750 mil motoristas e atende 20 milhões de passageiros no país, em 1,6 mil cidades brasileiras. A demanda atual da massa de motoristas parceiros do aplicativo está centrada numa questão: como rentabilizar num país com a gasolina às alturas?
Os executivos da empresa se baseiam num dado poderoso: o carro elétrico, comparado a um carro de combustão tradicional, pode reduzir o custo operacional do motorista em até 80%. ‘Por que isso faz sentido para um motorista de aplicativo?’, questiona Hipólito. ‘A rodagem desse motorista é diferente da de quem vai comprar um carro elétrico de luxo. Um motorista típico da nossa plataforma que tem a rua como profissão vai rodar 5 mil quilômetros e quer economia.’
No fim das contas, é essa a prioridade de um motorista parceiro: quanto sobra de dinheiro no fim do dia para ele? A empresa acaba de lançar o Kit Gás, programa de aluguel ou financiamento para instalar botijões de GLP nos carros e que proporciona descontos agressivos para os motoristas mais fiéis. ‘Estimamos que o motorista pode economizar até R$ 2 mil com o kit’, diz Thiago Hipólito. Outra decisão é a criação de uma nova plataforma, que conecta locadoras de carros com motoristas para oferecer condições mais favoráveis à base. ‘Sabemos que o acesso ao carro é uma das grandes barreiras para o motorista.'”
Revista Oeste
A Edição 116 da Revista Oeste vai além do texto de Bruno Meyer. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Rodrigo Constantino, Augusto Nunes, Silvio Navarro, Ana Paula Henkel, Salim Mattar, Flavio Morgenstern, Cristyan Costa, Pedro Henrique Alves, Guilherme Fiuza, Jeffrey A. Tucker e Dagomir Marquezi.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
a reportagem não explicou qual o incentivo a carro elétrico vai rolar na 99