A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), voltou a criticar o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Em publicação no Twitter/X, neste domingo, 3, a petista citou especificamente a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem o objetivo de conceder autonomia à instituição financeira.
De acordo com Gleisi Hoffmann, garantir a independência do BC é o mesmo que submeter o Brasil a uma ditadura monetária. A petista deu a declaração depois de Campos Neto dizer ao jornal Folha de S.Paulo que pretendia ampliar a autonomia do banco.
Leia também
“Os juros exorbitantes do BC derrubaram os investimentos e estagnaram o crescimento no segundo semestre”, alegou a petista, ao associar a política monetária do Banco Central ao desempenho econômico do país, que viu o Produto Interno Bruto (PIB) estagnar no fim de 2023. O Brasil fechou o ano com um crescimento de 2,9%.
Gleisi Hoffmann também criticou a cobertura da imprensa sobre o assunto. No Twitter/X, lamentou que a Folha entrevistasse o presidente do Banco Central.
“É uma política monetária que segue ameaçando o país, mas a gente não vê uma linha de crítica na mídia sobre isso”, escreveu a petista. “Ao contrário, a Folha dá espaço hoje para o Campos Neto defender ainda mais autonomia para o BC.”
Mais ataques de Gleisi Hoffmann a Campos Neto
Ao criticar a gestão do presidente do Banco Central, a presidente do PT afirmou que a taxa de juros no país está acima do razoável.
Ainda segundo Gleisi Hoffmann, Campos Neto atuou de maneira partidária em 2023. “Foi escancaradamente política, um verdadeiro prolongamento do mandato de Jair Bolsonaro, que o indicou e para quem ele fez campanha eleitoral”, afirmou.
Apesar das críticas, o presidente do Banco Central se mostrou otimista quanto ao futuro econômico do Brasil. Na entrevista à Folha, destacou as previsões de crescimento para o início de 2024 e defendeu a importância da autonomia do BC como um meio de garantir uma política monetária sólida e independente.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Nas empresas estatais, em qualquer situação de caráter empresarial onde está a mão do PT o que se tem como certo é o Prejuízo, seja por incompetência, seja por desonestidade. O PT se poder constatar, é uma doença maligna.
As despesas com pessoal sobem alarmantemente, posto que o Condenado precisa de asseclas para cuidar dos seus interesses pessoais nem que para tanto ele destrua o que antes dele dava lucro.
O Brasil está no curso de se tornar uma nova Venezuela .
Essa infeliz acha que entende de política financeira e economia.Fica dando palpites estúpidos a toda instante
Os sinais de caduquice são prova de que já ultrapassou o prazo de validade.
Outra abortada! Não nasceu, foi trazida ao mundo pelo buraco errado! Olha a m@rda que saiu! Tem cara de azedume!
UQe gentalha este PT tem no comando.
O Brasil está a mercê de ineptocratas, da qual essa senhora é uma das principais evidências. As ações do BC salvaram o Brasil, o maldito agronegócio, salvou o Brasil (de novo!). E essa mulher dizendo estupidez na mídia. uma vergonha.
Essa amante de drogado não se emenda!
Kkkkkkk. Essa senhorinha só milita, mais nada.
Essa é uma desclassificada. Que moral ela tem para falar qualquer assunto sério. Essa figura não é aquela que fez parte da lista de propinas da Odebrecht como amante e coxa?
Fica a dúvida.
Esta senhora é geneticamente imbecil, ou é uma oportunista sem caráter, a serviço do cacique mor!?…
Essa senhora, oportunista e medíocre em conhecimento de economia, política e comportamento humano civilizado, não entende de economia e finanças, mas adora criticar e dar pitacos em tudo. Dona Gleisi, você já era na política e, inclusive, no seu partideco.
Animal Sagrado da Índia
Mulherzinha asquerosa, pau mandado do Luladrão.
A presidente adequada para um partido nefasto.