O encontro ocorre depois que o chefe do Executivo anunciou que não iria mais criar o programa Renda Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, cancelou parte da sua agenda desta terça-feira, 15, após ser chamado para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto. O encontro ocorre depois que o chefe do Executivo anunciou que não iria mais criar o programa Renda Brasil.
O Renda Brasil chegou a ser discutido no governo como um programa de assistência social para substituir o Bolsa Família. A intenção era aproveitar a experiência do auxílio emergencial, que acaba no fim do ano, e criar um programa que aumentasse o valor do benefício do Bolsa Família.
Contudo, o presidente rechaçou a ideia da equipe de Guedes de congelar salários de aposentados e pensionistas para financiar o programa. Bolsonaro disse que poderia “dar um cartão vermelho” para quem apresentasse essa proposta.
Crise
Guedes e sua equipe têm travado uma série de divergências com Bolsonaro e outros integrantes do governo. Entre os temas que dividem o governo e estão em discussão nesta semana, está o projeto que concede perdão de dívidas tributárias a templos religiosos. Bolsonaro sugeriu ao Congresso a derrubada de seus próprios vetos para viabilizar o perdão.
Infelizmente Bolsonaro sempre se deixa pautar pela imprensa. A grande imprensa é oposicionista e faz tudo pra irritar o PR. Ele sempre entra nessa e acaba gerando instabilidade. O governo JB é excelente, mas não consegue se safar da perseguição sistemática da imprensa, que tira proveito das reações explosivas de Bolsonaro.