Ministro disse que atualmente os salários não refletem o desempenho dos servidores e é “uma distribuição quase socialista”
A reforma administrativa deve gerar uma economia de cerca de R$ 300 bilhões para os cofres públicos em 10 anos. A estimativa foi feita pelo ministro da Economia, Paulo Guedes nesta quarta-feira, 9.
A estimativa considera a reforma como foi enviada ao Congresso Nacional, ainda sem alterações que poderão ser feitas pelos parlamentares.
LEIA MAIS: Claro, TIM e Vivo compram divisão de telefonia móvel da Oi
“Nossos cálculos iniciais é que essa reforma na formatação que enviamos vai cortar R$ 300 bilhões, ao longo de 10 anos”, disse o ministro em evento do Instituto de Direito Público.
Guedes avaliou ainda que a proposta terá um “curso relativamente suave” no Congresso, com aprovação ainda neste ano.
Aumento do teto
Guedes defendeu que o teto de salário de carreiras seja elevado, para reter talentos considerando a meritocracia e graus de responsabilidade. Ele disse que atualmente os salários não refletem o desempenho dos servidores e é “uma distribuição quase socialista”.
O ministro destacou ainda que a proposta prevê aumento de produtividade e considera a digitalização dos serviços públicos.