O ministro da Economia, Paulo Guedes, embarca neste fim de semana para a Europa para divulgar o plano econômico do país a interlocutores locais. A viagem foi confirmada nesta sexta-feira, 25, em publicação no Diário Oficial da União (DOU).
A agenda de Guedes começa neste sábado e prevê duas paradas, entre 26 de março e 1º de abril. Primeiro, o ministro da Economia vai a Paris para compromisso na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Na capital francesa, conversará com o secretário-geral da entidade, Mathias Cormann, e com representantes de Estados Membros.
Em janeiro deste ano, a organização de fomento ao comércio internacional havia convidado o Brasil e mais cinco países a ingressar no grupo. Para formalizar a entrada, no entanto, o país precisa aderir a uma série de boas práticas, entre elas passando por uma reforma tributária.
Tradicionalmente, a entrada de países na OCDE se dá num prazo de até quatro anos depois do convite. Na viagem de Guedes, no entanto, o Brasil deve negociar um cronograma de ingresso mais ágil.
A segunda parada de Guedes em solo europeu será em Madri. Na capital espanhola, o ministro divulgará a economia do país em seminário sobre a América Latina na Universidad Internacional de La Rioja. Ainda terá na agenda encontros com empresários espanhóis.
Guedes vai viajar acompanhado do secretário-executivo do Ministério, Marcelo Guaranys. No período de ausência no país, o secretário do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, assume a pasta como ministro substituto.
Seguramente Macron prefere Lula, mas com certeza os empresários franceses e espanhóis sentem segurança em Paulo Guedes. Paulo Guedes transmite conhecimento. Insegurança em nosso pais somente a Jurídica, que consegue transformar o passado trabalhista e fiscal INCERTO. Tudo pode acontecer dentro de nossas notáveis CORTES e suas frequentes intervenções em outros poderes.
Ministro, leva o Randolfe pra ele ficar contentinho e não ter faniquitos no STF. Kkkkkk
O melhor ministro da Economia de todos os tempos.
Boa sorte Ministro Paulo Guedes.
Cuidado! o randolfe já está se preparando para ir ao stf.
Falando sério, boa sorte Ministro Paulo Guedes e torço para que a partir de 2023 o ministro da economia seja o senhor.