Em artigo publicado na Edição 98 da Revista Oeste, Ubiratan Jorge Iorio escreve sobre a dificuldade vivenciada por economistas liberais que colabaram com o Estado. De acordo com o colunista, os políticos quase sempre vivem disputando um cabo de guerra com os economistas do governo, principalmente quando estes são liberais, defensores, portanto, da economia de mercado, de privatizações, abertura econômica, descentralização, menor carga tributária, contra o protecionismo e os privilégios.
Leia um trecho
“As atividades políticas, assim como as econômicas, consistem em ações sucessivas, em escolhas individuais permanentes, invariavelmente em busca dos melhores meios para alcançar determinados fins (que podem ser bons ou maus, éticos ou indignos, louváveis ou condenáveis) — com a diferença de que os meios de que a política faz uso são coercitivos, enquanto no campo da economia são voluntários. A ação humana em qualquer área visa sempre a aumentar a satisfação individual do agente, mas, enquanto os objetivos na economia buscam o prazer proporcionado por bens e serviços, nas atividades políticas o objetivo é conquistar, manter ou aumentar o poder sobre outros indivíduos. O poder, então, pode ser visto como a dimensão política da ação humana.”
Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.
Relacionadas
Revista Oeste
A Edição 98 da Revista Oeste vai além do artigo de Ubiratan Jorge Iorio. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Augusto Nunes, J.R. Guzzo, Rodrigo Constantino, Caio Coppolla, Guilherme Fiuza, Ana Paula Henkel, Fraser Myers, Cristyan Costa, Bruno Meyer, Silvio Navarro, Kaíke Nanne, Dagomir Marquezi e Carlos Sánchez Berzaín.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
O tal do “Sistema” defende seus feudos com unhas e dentes, afinal são incompetentes para GERAR riquezas porém são ótimos em “roubar” as dos trabalhadores incautos!
Liberais são doutrinados a ser as kengas das elites escravagistas, os que estudam sim, tem a visão de uma economia em que englobam todos. O resto são as mídias criando personagens para enganar os ignorantes.
Percebi que você e daqueles que não leu os livros certos por isso só ofende para poder achar que ganhou o debate mas sem dar a solução.
Quanta estupidez em uma fala só!
O seu problema comedor de alfafa é ter sido educado pelo método Paulo Freire, lê, porém não consegue interpretar o texto, kkkkkkkkkkk