O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, atendeu a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cancelou a viagem que faria à Europa nesta segunda-feira, 4. Alega-se que o chefe da pasta ficará em Brasília nesta semana para resolver assuntos internos.
Inicialmente prevista para ocorrer entre 4 e 9 de novembro, a viagem não teve sua nova agenda anunciada. “A agenda em questão será retomada oportunamente”, informou o ministério.
O cancelamento da viagem ocorre em meio à crise fiscal do governo, que passou a ser cobrado para apresentar um pacote de medidas de revisão de gastos. Essas medidas foram prometidas depois das eleições municipais e geram expectativa no mercado. Na última semana, por exemplo, o dólar fechou a R$ 5,86. É a segunda maior cotação nominal da história, o que reflete a crise financeira.
Equipe de Fernando Haddad admite tensão financeira
Integrantes da equipe econômica admitem o momento delicado, mas seguem a orientação de Fernando Haddad de evitar vazamentos sobre medidas fiscais. O governo acredita que a apreensão do mercado persiste independentemente dos anúncios do Ministério da Fazenda.
O pacote de revisão de gastos ainda está em estudo, sem plano final nem decisão de Lula sobre cortes no Orçamento. As propostas em vigor sofrem críticas e enfrentam resistência no PT, que gostaria de manter altas cifras em programas sociais. Nesse cenário, o governo Lula deseja liberdade para ajustar despesas no Orçamento sem autorização do Congresso.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
O Planalto considera limitar o aumento real das principais despesas a 2,5% ao ano, alinhado ao teto do arcabouço fiscal. Essa proposta foi incluída em projetos de lei no Congresso e pode afetar gastos obrigatórios em saúde e educação.
Para a Previdência, um limite de 2,5% no crescimento das despesas seria pressionado pelo vínculo com o salário mínimo e pelo aumento de aposentadorias. O governo ainda busca uma solução para esse impasse.
Que manchete mais esdrúxula.
Atendeu o pedido, o cacete, foi ordenado.
Haddad chega a dar pena, pela incompetência e subserviência…..
Que pena. Quanto mais esses parasitas viajam, maior a chance de sofrerem um acidente.
Essa semana teremos mais um episódio dos Trapalhões . Não sabem pra que lado correr .
Mero porta voz do setor de Economia de Lula/Janja.
Prisão aos 9 do STF que criaram essa nojeira nacional. Desaposentar Lewandowski e Rosa Weber, traidores. Volta da Lava Jato. Libertação dos presos políticos do 8 de janeiro com indenização pagas dos bolsos do xando-CABEÇÃO. Polícia estadual nas fronteiras com Colômbia, Venezuela, Bolívia, Peru para trabalhar junto com a federal e evitarem o tráfico de cocaína no Brasil. Rompimento político com Rússia, China, Irã, Venezuela, Cuba. Reatamento de relações com Israel. Prisão aos petistas.
Fim da “crise fiscal petista”.
Liberdade para o Brasil! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
O capitão do Titanic não deixou o copeiro pegar o barquinho de fuga…