O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, omitiu dados do cenário fiscal a partir de 2011, início do governo de Dilma Rousseff.
A curva de receitas e despesas exibida pela equipe econômica durante a apresentação da nova regra fiscal, na quinta-feira 29, explora apenas os dados de 1997 a 2010.
Veja
Foi durante o governo de Dilma Rousseff que a despesa total do governo central superou pela primeira vez a receita líquida, com a curva se invertendo, em 2014. Naquele ano, a despesa total da União atingiu 19% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a receita líquida caiu para 17%.
Ao mostrar o novo teto de gastos, Haddad disse apenas que “os últimos dez anos foram muito difíceis para este país”. Os dados mostram que o cenário fiscal muda a partir do segundo mandato de Dilma e ensaia uma melhora em 2019, no primeiro ano de Bolsonaro.
O Ministério da Fazenda também escondeu que as curvas de despesa e receita voltaram a se cruzar positivamente em 2022, no último ano de Jair Bolsonaro na Presidência. A receita líquida bateu 19% do PIB, enquanto a despesa caiu para 18,3%.
Estamos a caminho de uma Argentina e, logo adiante, uma Venezuela…. Fizeram o “L” (de ladrão, claro), agora aguentem!
Parafraseando antigos ditames:
– quem sabe, faz;
– quem não sabe fazer, ensina;
– quem não sabe nada, FAZ M****.
Se não mentem, omitem. Esta é a Narrativa dos Petralhas.
Além da evidente e confessada falta de competência, a costumeira desonestidade intelectual e a aposta na estupidez das pessoas.
Política econômica esquerdista… gastar… gastar… gastar… tendo inclusive a própria Sinistra Simone Tebet declarado que não tem nenhum compromisso com o teto de gastos.
Gastar por conta de possíveis e incertas receitas é colocar a população a caminho de um suicídio coletivo.
o calabouço está a caminho…
Então, a proposta vem com a promessa de uma maior arrecadação, sem propor um centavo de economia de gastos. O governo quer fazer regime, mas a dieta é por nossa conta. Por preparar os braços pra remar, pois nossos patrões são obesos e querem esquiar! 😡😠
* PODE preparar os braços…