No começo do ano, a indústria volta a mostrar um quadro de maior ritmo produtivo
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta terça-feira, 10, um relatório animador para a indústria brasileira. Em janeiro, a produção cresceu 0,9%, na comparação com dezembro do ano passado. A boa notícia vem depois de duas taxas negativas consecutivas, que acumularam recuo de 2,4% no setor.
Em janeiro de 2020, a indústria volta a mostrar um quadro de maior ritmo produtivo, expresso não só na expansão de 0,9% na comparação com o mês imediatamente anterior, como um avanço mais intenso desde agosto de 2019 (1,0%). Três das quatro grandes categorias econômicas se destacaram. Confira o resumo:
- Bens de capital: +12,6% em janeiro, na comparação com dezembro;
- Bens de consumo duráveis: +3,7% em janeiro, na comparação com dezembro;
- Bens intermediários: +0,8% em janeiro, na comparação com dezembro;
- Bens de consumo semi e não duráveis: -0,1% em janeiro, na comparação com dezembro.
Das 26 atividades pesquisadas, 17 tiveram comportamento positivo em janeiro. Os aumentos significativos foram na produção de máquinas e equipamentos (11,5%), veículos automotores, reboques e carrocerias (4%), metalurgia (6,1%) e produtos alimentícios (1,6%) se destacaram.
Na contramão, impressão e reprodução de gravações (-54,7%) e indústrias extrativas (-3,1%) tiveram um mau desempenho no mês.