O Ibovespa caiu pelo segundo dia seguido nesta quinta-feira, 2. No pregão de hoje, o principal indicador do mercado imobiliário brasileiro encerrou cotado a 110 mil pontos, queda de quase 2%.
A marca atingida pelo Ibovespa hoje é a pior para o fechamento em 18 pregões seguidos. Ainda assim, o dólar também perdeu valor nesta quinta-feira.
A moeda norte-americana caiu 0,3%, passando para R$ 5,04. A apreciação do real frente ao dólar ocorreu em meio a manutenção dos juros altos no Brasil e da diminuição do ritmo da elevação do juros nos Estados Unidos.
Na quarta-feira, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu manter a taxa selic em 13,75% ao ano. No mesmo dia, o Federal Reserve, dos Estados Unidos, elevou os juros anuais da economia norte-americana em apenas 0,25%, passando o valor para 4,75%.
Ambas as instituições manifestaram preocupação com as pressões causadas pelo cenário global na inflação em seus respectivos países. No caso do banco brasileiro, também houve a ressalva com o cenário fiscal, mostrando que o Copom pretende manter a rigidez.
Além disso, o Brasil se beneficia com alta de commodities agrícolas e mineiras na cotação internacional. Por se grande exportador, o país acaba atraindo mais dólares por meio do comércio desses itens. Assim, a entrada de moeda norte-americana reduz a pressão sobre o real brasileiro.
“L”
Entramos na gangorra de um governo Socialista.
Nada é certo. Uma verdadeira roleta RUSSA.
Ibovespa é indicador do mercado imobiliário ou mobiliário?
Petróleo cai, dólar cai, emprego cai; querosene de aviação aumenta, gás aumenta, impostos aumentam, desemprego aumenta… a concorrência internacional agradece o desgoverno BR