O pregão da Bolsa de Valores do Brasil (B3) encerrou com o Ibovespa em pouco mais de 112 mil pontos nesta quarta-feira, 11. Desse modo, o principal índice do mercado brasileiro fechou com alta de 1,5%. Ao mesmo tempo, o dólar terminou cotado em baixa, valendo R$ 5,18.
As negociações da B3 seguiram a tendência vista nos Estados Unidos. Assim como o Ibovespa, o S&P500, que lista as principais empresas no mercado norte-americano, também registrou alta: os ganhos bateram pouco mais de 1%. Do mesmo modo, a Dow Jones teve valorização de quase 1%, e a elevação da Nasdaq ficou próxima de 2%, de acordo com o jornal Valor Econômico.
O bom humor do mercado ocorreu em meio à espera da divulgação dos resultado da inflação nos EUA para todo o ano de 2022. Os dados devem ser apresentados na quinta-feira, 12, por meio do índice de preços ao consumidor, calculado pelo governo norte-americano.
Medindo a tendência no aumento do custo de vida para 12 meses, o indicador disparou depois do surgimento do coronavírus. Em junho, ele atingiu 9%, a máxima no histórico de 20 anos, mantido pela Secretaria de Estatísticas do Trabalho dos EUA.
Desde o pico, o número segue em queda mensal. No mês de novembro, a marca atingida ficou em cerca de 7%.