O Ibovespa fechou em alta de 0,77% nesta quinta-feira, 20, pelo quarto pregão consecutivo, aos 117.171 pontos. O principal índice da Bolsa brasileira performou bem impulsionado pelas ações das companhias estatais, com destaque para a Petrobras (PETR3) e Vale (VALE3).
O dólar fechou em queda de 1,07%, cotado aos R$ 5,15.
Em Wall Street, o dia foi negativo, com os principais índices do mercado dos Estados Unidos fechando em baixa nesta quinta-feira. Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,30%, 0,80% e 0,61%.
Na Europa, as bolsas fecharam em leve alta, em pregão marcado pela renúncia da primeira-ministra britânica Liz Truss nesta manhã. Ela assumiu no dia 6 de setembro como primeira-ministra britânica depois que Boris Johnson renunciou ao cargo, no começo de julho, devido a uma série de escândalos e renúncia de vários ministros. Ela ficou 44 dias no cargo, o governo mais curto da história do Reino Unido.
Após a queda de Liz Truss, a moeda britânica ganhou nova tração de alta, e a bolsa de Londres fechou em alta de 0,27%.
Inflação do Reino Unido é maior que a do Brasil
Impulsionada pelo valor dos alimentos, a inflação no Reino Unido está maior que no Brasil. O resultado aparece na comparação entre os dados oficiais dos governos dos dois países sobre a variação de preços em setembro comparada com 12 meses antes.
Segundo o governo britânico, o Índice de Preços ao Consumidor, incluindo os custos de habitação dos ocupantes proprietários, fechou em 8,8% para 12 meses. Em igual intervalo, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mensurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ficou em 7,17%, ou seja, 1,6 ponto porcentual menor.
O ministro da Economia Paulo Guedes pretende apresentar um plano para reformular as contas públicas do país caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito. Uma das ideias elencada na proposta que a Folha de S. Paulo teve acesso é a de desvincular da inflação o valor mínimo do salário e dos benefícios previdenciários.
Atualmente, a Constituição Federal assegura que o salário mínimo tenha o seu poder aquisitivo preservado por meio de reajustes periódicos, usualmente calculados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em 2021, o índice teve alta de 10,16%, percentual que foi utilizado para atualizar o valor do salário mínimo para R$ 1.212.
Pelo novo plano de Guedes, o piso “considera a expectativa de inflação e é corrigido, no mínimo, pela meta de inflação”. Isso abre a possibilidade de uma correção abaixo da inflação registrada pelo INPC. Caso o salário mínimo deste ano tivesse sido reajustado com base na meta da inflação, por exemplo, o reajuste teria sido de apenas 3,5%.
Considerando que o MM só fala merda e pratica desinformação e que a Folha publicou a morte da Rainha Elizabeth em Abril (e que as agencias de verificação nada comentaram sobre este erro), é duvidoso esta afirmação sem evidência.
Mostra o documento para evidenciar, senão é só mais um fake news que nem merece atenção….