Pelas estimativas do Banco Central da Argentina, o país deve somar 126,4% de inflação em 2023. A estimativa aparece no mais recente relatório da instituição sobre o assunto, publicado na sexta-feira 5.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) calcula 94,7% de aumento nos preços ao consumidor argentino em 2022. Ou seja: a projeção da autoridade monetária para inflação da Argentina mostra um cenário de piora em 2023.
A crise inflacionária que afeta a vida dos argentinos está entre as mais dramáticas do planeta. No ano passado, por exemplo, a elevação do custo de vida do país só não foi maior que a do Zimbábue e da Venezuela — a pior situação do planeta.
De acordo com o Banco Central, o aumento dos preços em maio ficará em 7,4% Assim, em um único mês, a elevação do custo de vida argentino é maior que a variação de um ano todo no Brasil, onde o aumento acumulado ao longo de 2022 ficou em cerca 5,9%.
Em meio ao estouro da inflação, a moeda argentina continua perdendo fôlego em 2023. No país, existem dois valores para o câmbio frente ao dólar. Um oficial, registrado pelo Banco Central, e o outro é o chamado dólar blue, negociado de acordo com a oferta e demanda no mercado paralelo.
Atualmente, cada dólar vale cerca de 230 pesos na cotação oficial, segundo o jornal argentino El Cronista. A moeda, entretanto, quase nunca é encontrada para compra nesse preço. Assim, a população corre para o mercado paralelo, onde US$ 1 custa, hoje, por volta de 470 pesos.
E PODE COMEMORAR PORQUE AINDA E POUCA,DEVERIA SER MAIS DE MIL POR CENTO ACABARAM COM A ARGENTINA E PIOR COM O VOTO DO POVO.
Como disse a Cynthia T. dos Santos, 9,5 milhões, sustentando o resto do país. Isso é insustentável, desde já me desculpando pelo trocadilho. Eu acredito que, quando um país chega a esse ponto, difíciolmente ou fica impossível reverter esse quadro nem com um cavalo-de-pau na economia. É algo que vem se acumulando lentamente ao longo de mais de 70 anos e não tem mais retorno. A não ser se tornar novamente uma colônia, desta feita. não da Espanha mas por um país totalmente alienígena: a China!
Ué, o suposto presidente da Argentina, disse que viemos da selva e eles vieram de navios.
Que vão pedir dinheiro para os europeus. Que paguem pelas suas escolhas erradas.
O mula interferindo diretamente nas eleições de outro país.
O comunista peronista fernandez e sua chefa cretina kisner querem que os “selvagens” brasileiros, enviem bilhões para salvar sua reeleição.
Pior ainda é o corrupto ex-presidiário se colocar de quatro para os vigaristas.
O mula deve ser caçado imediatamente por interferir (comprar) eleitores em outro país.
O mula ainda quer que os da selva sustentem os limpinhos que vieram da europa de navios?
O comunista peronista fernandez e sua chefa cretina kisner querem que os “selvagens” brasileiros, enviem bilhões para salvar sua reeleição.
Pior ainda é o corrupto ex-presidiário se colocar de quatro para os vigaristas.
O mula deve ser caçado imediatamente por interferir (comprar) eleitores em outro país.
Eh o país dos FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS e dos encostados no governo via auxilios financeiros (bolsas). Hj. Argentina tem 47 milhões se habitantes obde quase 28 dependem diretamente do governo, sobra, assim, 19 minhões que não “dependem”, mas desses 19, a metade são jovens, então sobra apenas 9,5 milhões de pessoas que aparentemente trabalham no setor privado e que tem que sustentar 28 milhões…Essa republiqueta sul-americana NUNCA sairá do buraco q se meteu, soh mesmo uma REVOLUÇÃO na administração pública, daquelas de doer na alma, mas não acho que farão….
Viva o perro Perón
Desejo que esse esquerdista se afundem …
Supimpa! E olha que, segundo o Fernandez, eles lá vieram de navio! Agora, já que, segundo o mesmo espécime (ok, personagem!), viemos das florestas, é melhor botarmos nossas barbas (ou pelos?) de molho…