A inflação oficial da Argentina bateu praticamente três dígitos em janeiro, em comparação com 12 meses anteriores. O mês foi o 12º seguido com o aumento generalizado dos preços. O país é governado por Alberto Fernández, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A variação da inflação oficial é medida pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da República Argentina (Indec), que registrou aumento de 99% em janeiro. O órgão se assemelha ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Na esteira da elevação da inflação, o Banco Central da Argentina anunciou a criação de uma cédula de 2 mil pesos no início de fevereiro. A medida dobrou a cifra da maior nota em circulação no país.
De acordo com os preços registrados pelo Indec, a nova cédula mal compra dois pacotes com 5 quilos de arroz. A nota não faz frente a 4 quilos de cebola.
Para fazer uma compra básica, seriam necessários cerca de 8 mil pesos em janeiro. Ou seja: quatro notas de 2 mil pesos. Na lista, dois pacotes de 5 quilos de arroz, duas latas de leite em pó, uma dúzia de ovos e meio quilo de café, sem levar o açúcar.
O descontrole da inflação ocorre em meio a medidas controversas do governo da Argentina. Em novembro, por exemplo, Sergio Massa, ministro da Economia, congelou os preços de quase 2 mil produtos — e ainda assim o custo de vida continua aumentado.
Lula disse que Cuba é um exemplo de igualdade e justiça social para o mundo. Só se for de igualdade na miséria. A única coisa que o socialismo faz é tornar todos miseráveis, menos os comunistas. Estes são os novos senhores, exploradores do povo. O pobre é o “ouro” dos socialistas.
Se nossos queridos deputados me senadores não tomarem providências, acontecerá o mesmo conosco.
Alguém tem dúvida?
Alguém duvida que teremos o mesmo destino ?
Presidente Mula: “A Argentina tem a melhor economia da america latina”
E ainda insistem nesse tipo de governo. Como nós! Resultado: economia ladeira abaixo, inflação ladeira acima.
Merecem. Sofrem há anos, mas continuam votando nos mesmos. Argentinos querem sombra e água fresca com muita proteção do estado. Por isso votam sempre nos peronistas tipo Luladrão.
Estive em 1/12/22 em Bueno Aires e pague por uma água mineral de 500ml em um “supermercado” a fortuna de R$6,50!!! Tomei um susto !!! Mas já tinha bebido a água kkkkk, a América Latina agora é 100% comunista…. “L”!!!
Faz um AF seus gringos!
Ou levem nossas urnas para serem enterrados.
Eles fizeram o K e o L aplaude