O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil vai ter uma inflação menor que a prevista. “Em nossa visão, a inflação vai cair da faixa dos atuais 10% para cerca de 5%, que é nosso objetivo”, disse, no domingo 27.
Guedes está nos Estados Unidos, cumprindo agenda oficial do governo. O prognóstico do ministro foi feito durante uma entrevista a uma TV norte-americana.
“A coisa mais importante que está acontecendo no Brasil é a transição de uma economia guiada pelo Estado para uma economia guiada pelo mercado”, observou Guedes. “Temos R$ 830 bilhões, e até o fim do ano, teremos outros R$ 200 bilhões em compromissos de investimentos. São contratos assinados de investidores privados.”
Sobre os ataques da Rússia à Ucrânia, Guedes disse que o Brasil condena a invasão russa e espera uma solução rápida e pacífica para o conflito. De acordo com a agenda, além da entrevista à TV americana, Guedes se reuniu com investidores dos bancos JP Morgan e XP Investimentos.
Conflito entre Rússia e Ucrânia chega ao sexto dia
No sexto dia de ofensiva, a Rússia bombardeou a sede do governo de Kharkiv nesta terça-feira, 1°. Trata-se da segunda maior cidade da Ucrânia, com quase 1,5 milhão de habitantes. O governador de Kharkiv, Oleg Synegubov, disse que as explosões também atingiram áreas residenciais. Sete pessoas morreram. Apesar do ataque, Synegubov disse que as defesas da cidade estão resistindo.
Leia também: “O mundo se despede da pandemia”, reportagem de Artur Piva e Paula Leal publicada na Edição 101 da Revista Oeste