A inflação que atinge a Europa está provocando a elevação na taxa de juros nas principais economias do continente. Nesta quinta-feira, 21, O Banco da Inglaterra (BoE) e O Banco Central da Suíça (SNB) anunciaram aumento nos juros.
O BoE decidiu elevar sua taxa básica 50 pontos-base, a 2,25%. Desse modo, o banco tenta frear a escalada da inflação no Reino Unido, que está no maior nível em cerca de quatro décadas. A decisão do BC inglês veio em linha com a expectativa de analistas. É a sétima vez consecutiva que o BoE eleva juros desde o fim do ano passado.
Em ata da reunião, o banco prevê que a inflação anual ao consumidor do Reino Unido deverá se manter acima de 10% nos próximos meses em função da alta nos preços de energia, antes de começar a desacelerar.
Suíça também eleva juros
O Banco Central da Suíça (SNB) aumentou juros pela segunda vez consecutiva nesta quinta-feira, 22. O país enfrenta sua maior taxa de inflação em três décadas.
O SNB elevou sua principal taxa em 75 pontos-base, de -0,25% a 0,50%, em linha com a expectativa de analistas. Em junho, o BC suíço já havia anunciado uma inesperada alta de 50 pontos-base, a primeira desde setembro de 2007.
Em comunicado, o SNB informou que não pode descartar que mais aumentos de juros sejam necessários “para garantir a estabilidade dos preços no médio prazo”.