Com patrimônio avaliado em US$ 21 bilhões, o investidor de criptomoedas Sam Bankman-Fried se comprometeu a doar parte de sua fortuna. Fundador da plataforma FTX, o norte-americano assinou um compromisso público para ceder seu dinheiro à filantropia, seja em vida seja posteriormente em seu testamento.
Bankman-Fried assinou o Giving Pledge, um compromisso público assumido por pessoas ricas para se desfazer de parte de suas fortunas. O mecanismo foi criado em 2010 pelo megainvestidor Warren Buffet e pelo fundador da Microsoft, Bill Gates, para estimular ações filantrópicas. Hoje, o programa já conta com mais de 230 assinaturas, incluindo famosos magnatas, como Mark Zuckerberg e Elon Musk.
A corretora de criptomoedas de Bankman-Fried está avaliada em US$ 32 bilhões. O investidor é considerado um prodígio do mercado financeiro, acumulando fortuna precocemente — atualmente está com 30 anos.
Filho de dois professores da Universidade de Stanford, Bankman-Fried estudou física no MIT e fundou a corretora FTX em 2019. Hoje, a plataforma é uma das principais do mercado para compra e venda de criptomoedas.
O investidor justificou a decisão por meio de uma carta oficial de adesão ao programa criado por Buffet e Gates.
“Há algum tempo, fiquei convencido de que nosso dever era fazer o máximo possível pela utilidade agregada de longo prazo no mundo. No final, é o trabalho de meus amigos e colegas nas fundações o que mais importa. Um mundo mais justo colocaria uma luz mais brilhante sobre eles. Estou honrado de poder apoiar o seu trabalho.”
Tem Bill Gates no meio?…. Xiiiii !!!!
Eles doam pra eles mesmos. Várias ONGs e empresas deles mesmo fazem a gestão das “doações”
Abre uma “Fundação” e escapa dos impostos….
Não seria mais direto e transparente se os milionários apenas melhorassem as condições de trabalho de seus funcionários (aumentos saláriais, menos horas de trabalho, mais assistências diversas), contratação e treinamento de mais funcionários, construção e manutenção de creches, escolas, prontos-socorros, bibliotecas e coisas assim? Doação também de suas capacidades administrativas seria muito apreciada pela sociedade!