As captações realizadas por startups latino-americanas somaram US$ 920 milhões em outubro, uma queda de 25% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com o mês anterior, a queda foi de 43%. O levantamento foi feito pela plataforma Sling Hub.
O número é reflexo da alta generalizada dos juros na América Latina e em mercados avançados, que estancou o fluxo de recursos disponíveis para capital de risco e abalou a capitalização de startups. Tanto que, em seis dos dez meses até outubro este ano, houve queda na comparação anual.
Apesar dessa escassez, há segmentos que escapam desse quadro. Apesar da queda no volume total de aportes em outubro, houve recorde no total captado em rodadas de até US$ 5 milhões, com um salto mensal de 66% – esses valores são recebidos por empresas em estágio inicial.
“Enquanto startups em estágios mais avançados de financiamento talvez estejam enfrentando maior dificuldade na captação de investimentos, o apetite por inovação não diminuiu em relação às empresas em estágio inicial”, avaliou a plataforma.