Pandemia do coronavírus afetou com força os investimentos no quarto mês do ano; queda foi ainda maior em comparação ao mesmo período de 2019
Os investimentos caíram fortemente em abril por causa dos impactos da pandemia do coronavírus. A pesquisa foi divulgado nesta segunda feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
De acordo com o Indicador Ipea Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), os investimentos registraram uma queda de 27,5% em comparação ao mês de março. Já em relação a abril de 2019, a queda foi ainda maior, de 32,8%.
Veja mais: “Boletim Focus: mercado continua pessimista com a economia”
A maior queda foi aferida no segmento de máquinas e equipamentos, -39,4%. O da construção civil apresentou um recuo de 19,6%, informa o G1.
Já em comparação com abril de 2019, o de máquinas e equipamentos caiu 46% e o da construção civil apresentou um recuo de 25,6%.
Mais: “Mansueto: ‘O governo não tem força para puxar investimento via recurso público’”
A taxa de investimentos do país ficou em 15,8% do PIB no primeiro trimestre, um resultado superior ao de 15% no mesmo período de 2019. O resultado ainda é bem abaixo do apresentado no primeiro trimestre de 2013, antes da crise do governo Dilma, que estava em 21%.