O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), fechou em quase 109 mil pontos nesta sexta-feira, 6. O resultado representa uma queda próxima de 1% sobre o pregão que encerrou as negociações da semana anterior, o último antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva para o novo mandato à frente da Presidência da República.
Para o mesmo período, o dólar atingiu queda de 1%. A cotação de hoje terminou em R$ 5,23. Durante a semana, entretanto, a moeda norte-americana registrou três altas em sequência, com o pico em R$ 5,45, na quarta-feira 4.
As negociações desta semana foram marcadas por seguidas turbulências, demonstrando a apreensão do mercado com o discurso de posse feito pelo petista no domingo. Ao longo das cerimônias que marcaram sua volta ao Palácio do Planalto, Lula atacou avanços realizados pelos sucessores. Entre eles, o teto de gastos, que o político chamou de estupidez e disse que pretender revogar.
Os primeiros dois dias de 2023 foram marcados por seguidas quedas do Ibovespa. Na terça-feira, o indicador chegou a cair para 104 mil pontos. A retração teve uma trégua depois que membros do governo deram sinalizações favoráveis ao mercado.
Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, negou a existência de estudos em curso para uma eventual revisão sobre a reforma da previdência, por exemplo. Além disso, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) descartou uma política de intervenção direta no preço dos combustíveis na Petrobras. O parlamentar foi indicado para assumir à presidência da estatal.
Por fim, nesta sexta-feira, em sua primeira reunião ministerial, Lula sinalizou que é preciso respeitar o Parlamento. A reação foi bem aceita pelo mercado.
VOCE AINDA TEM DUVIDAS QUE O POVO PRECISA REALMENTE LUTAR PELA LIBERDADE??? ASSISTA O FILME NA NETFLIX “”WINTER ON FIRE”” “” Em tempos tirânicos, sempre bacana reviver e aprender com as histórias daqueles que resistiram e venceram a perseguição e a censura.
No começo dos anos 80 – olha que história incrível – os poloneses viviam sob a opressão comunista. Tudo era restrito e monitorado, sobretudo a comunicação e o direito de ir e vir.
Os poloneses tiveram seus passaportes cancelados e durante os primeiros meses da Lei marcial, ninguém podia sequer viajar entre as cidades da Polônia sem a devida autorização do governo.
Cartas sempre eram entregues abertas, amassadas dentro de sacos plásticos e com um carimbo escrito “Censurado”. Quando alguém discava um número no telefone, uma voz automaticamente avisava, “conversa monitorada”.
Os comunistas assumiram o controle de toda a comunicação, substituíram âncoras e jornalistas dos jornais, rádios, tudo passou a ser monitorado e na TV era comum a transmissão de filmes russos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Então começaram a surgir editoriais independentes e clandestinos. Poloneses passaram a traduzir, imprimir e distribuir várias obras “subversivas” de Alexander Solzhenitsyn, George Orwell, e até mesmo de Murray Rothbard e Ayn Rand.
O melhor veio com o heróico casal Zbigniew e Sofia Romaszewski. Eles montaram uma estação de rádio clandestina, que constantemente mudava de lugar para não serem pegos pela polícia.
A transmissão era curta, cerca de oito a dez minutos de cada vez, sempre levando uma voz de esperança e notícias que jamais seriam divulgadas na mídia oficial.
Uma certa noite, quando estavam “no ar”, perguntaram se havia alguém ouvindo e pediram para piscarem as luzes de suas residências para mostrar se acreditavam na liberdade.
Zbigniew e Sofia, curiosos e ansiosos, correram para a janela para conferir e durante horas, assistiram toda Varsóvia piscando suas luzes nos apartamentos e casas. Foi a noite mais bela da história de Varsóvia e da Polônia.
Os poloneses descobriram que não estavam sozinhos no sonho e desejo por liberdade. Algum tempo depois o regime comunista caiu e Varsóvia nunca mais teve uma noite nas trevas da tirania.
Quem sabe os brasileiros em breve não façam o mesmo? Toda vez que alguém censurar e cercear liberdades, que as luzes pisquem para nos lembrar que somos muitos dispostos a lutar pela liberdade”” (RCL).
(TENHO MEDO DE MORRER ACOVARDADO E ASSISTINDO ESSES IMPOSTORES CONQUISTANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL PARA O SOCIALISMO COMUNISMO)
AS ELEIÇOES FORAM UMA COMPLETA FRAUDE E O SILENCIO DO POVO NAO IRA TRANSFORMAR ESSA MENTIRA EM UMA VERDADE.)
IMP. (PRESENTE E PRONTO PARA A LUTA)
Qual investidor acredita na política econômica de um bebum?…
Enquanto uns desinformados ficam procurando pelo em ovo, outros estão fazendo dinheiro. Percebo que a maioria dos comentarios no mínimo nem são investidores. Ao comentario da Venezuela chega ser engraçado, povinho sem noção! Vamos ver daqui a meses como vão estar as coisas, não esqueçam que seus amiguinhos estão parceirinhos na câmera e senado. Print screen pra ser lembrado, quero ver a desculpa em breve
Mas claro que ninguém esperava por isto, não é mesmo? Não havia a menor possibilidade de isso acontecer, não é?
A cada abertura da boca suja cheia de pinga, a cada baboseira saturada de álcool, milhares de notas de dólares da economia são incineradas.
Calma, o assalto será lento, e a derrubada tambem.
Sem falar na caneta que foi usurpada
Já perdemos mais de 1,5 trilhão. Uma semana. Em 6 meses estaremos mendigando na Venezuela.