O Ibovespa, índice que reúne as maiores empresas listadas na Bolsa de Valores São Paulo (B3), desabou na quinta-feira 10. O pregão fechou o dia com queda de 3,35%, aos 109 mil pontos, maior redução diária desde setembro de 2021. Já o dólar encerrou em alta de 4,1%, cotado a 5,39, a maior em 32 meses.
Com isso, o índice perdeu R$ 156 bilhões em valor de mercado somente ontem. Em dois dias de quedas seguidas, as perdas totais chegaram a quase R$ 250 bilhões. O cálculo foi feito pela consultoria TradeMap, que leva em consideração a variação no valor de mercado de cada uma das companhias que integram o Ibovespa.
O gatilho desse movimento negativo foi a aversão do mercado ao risco no Brasil, depois da fala do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a aliados. Lula fez um discurso com críticas à “estabilidade fiscal”, ao defender que é preciso colocar a questão social na frente de temas que interessam, segundo ele, apenas ao mercado financeiro.
“Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal nesse país? Por que que toda hora as pessoas falam que é preciso cortar gastos? É preciso fazer superávits? É preciso fazer tetos de gasto? Por que as mesmas pessoas que discutem com seriedade o teto de gastos não discutem a questão social do país?”, questionou Lula.
“Os fins não justificam os meios”
O economista Luís Artur Nogueira avaliou a fala de Lula. Ele disse que “os fins, por mais nobre que sejam, não justificam os meios ruins”.
“Por mais que ele queira acabar com a fome, não vai ser quebrando o país, quebrando com as contas públicas, que ele vai atingir esse objetivo”, destacou, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan.
“Se você quebrar o país, do ponto de vista fiscal, você vai gerar inflação, e o Banco Central vai subir os juros. Juros mais altos geram recessão econômica, desemprego e, portanto, vai aumentar a fome no Brasil”, explicou o economista. “Será o efeito oposto do que pretende o presidente Lula.”
Nenhuma economia tem sustentação se gastar mais do que produz.
Faizoéle
Oi, 250 bi? Dá para fazer churrasco de picanha para TODOS os brasileiros diariamente durante 3 meses. É melhor se prepararem para fatias de mortadela quase transparentes. Dinheiro não se perde, apenas muda de mãos. Quem ganhou deve estar muito agradecido.
Irresponsável!
É só o começo, quanto mais esse m… abrir a boca pior para o Brasil, e melhor para o patrão dele, o Macron.
Alô turma da Faria Lima, da Vila Madalena, da Globo faz um L que tudo se resolve. kkkkk
Só fala MERDA, Pois é o que ele é
Éhhhhh. vai ser difícil que os ignorantes analfabetos comam picanha
Fiquem com as pernas de frango que é mais do que vcs merecem
Fiquem tranquilos…o ministro da ecomomia será o Hadad. Tudo que o Brasil conquistou nestes quatro anos com pandemia e guerra, será perdido rapidinho. Viva a democracia, viva o PT. Será que Deus conseguirá nos salvar desta “Corja”
A CNN adorou a indicação de Hadad para ministro da econômica, segundo a reporter ele e super preparado. Kkk. Vamos fazer L para comemorar.
COITADINHO DO MERCADO FINANCEIRO… UMA DICA, FAÇAM O “L” QUE LOGO APARECERA O NUMERÁRIO. KKKKK
UM BOÇAL, IGNORANTE DE PAI E MÃE LADRÃO E CORRUPTO NO LEME DO NAVIO , QUERIAM O QUE????
Se Lula tivesse sido absolvido no Paraná, o seu julgamento teria sido anulado ?
O lula foi e continua sendo um sindicalista irresponsável e corrupto, promete tudo para os trabalhadores ou grevistas e depois se vende para os empresários ou os banqueiros. A sua declaração de que não sabia que o mercado é tão sensível demostra a sua total incapacidade de governar.
POR QUÊ EU NÃO ESTOU SURPRESO???????
FAZ UM “L”…
pra quem apostou na quebra do Brasil iremos acompanhar passo a passo – o titanic ainda não zarpou isso é so o começo – ricos mais ricos pobre miserável
Para os sapatênis da Faria Lima boa sorte e faz o L. Para nós meros mortais que avisamos resta o quê?
Alegou que a Bovespa não é dele… é de um amigo.
Entre lágrimas (de crocodilo) e voz embargada, aos prantos e chorando copiosamente, numa representação mambembe, esse vagabundo disse que enquanto viver, não deixará um só nordestino sem cinco refeições diárias…O dinheiro para isso, não se sabe de onde virá a não ser rodando a maquininha, imprimindo enlouquecidamente dinheiro para pagar um salário que ele acha que é justo para aqueles miseráveis improdutivos e se esquece que o tal “mercado bolsonarista” irá cobrar a conta, através da inflação, depois nas costas desses vagabundos, parasitas de outros estados produtivos.
Acho que ele quis dizer que não vai deixar nenhum nordestino ter 5 refeições semanais…
Nem assumiu e já começou fazendo estragos, imagina com a caneta e charuto não mão, mais as mordomias, os patetas seguidores, quem poderá nos defender?????? Fala em acabar com as privatizações mas foi na gestão dele e do PT que começaram a desmantelar a Infraero, que dava lucros e com eles, de repente ficou uma empresa pública fatiada e etc etc. Vale a pena observar por quanto os aeroportos foram vendidos e a atuação situação de alguns. Pode falar, ooopssss, não sei.