O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na terça-feira 2 com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, para discutir formas de o Brasil socorrer financeiramente o país vizinho. O petista sugeriu mudança no Banco dos Brics para ajudar os argentinos, embora a Argentina não integre o bloco.
A visita de Fernández também teve como objetivo a busca por um fundo garantidor para o Brasil ajudar a Argentina, por meio de garantias para que empresas brasileiras continuem exportando para o país vizinho.
O Banco dos Brics está analisando a possibilidade de alterar seu regulamento interno para que países de fora do bloco possam receber ajuda financeira dos titulares do grupo. Lula afirmou que não quer que o banco empreste dinheiro, mas que dê garantias que facilitem a relação Brasil−Argentina.
“Não estamos fazendo discussão para ajudar a Argentina, mas para ajudar os empresários brasileiros que exportam para o país”, disse Lula. “Vamos ver o que podemos fazer para que nossos exportadores continuem exportando, gerando empregos, e mantendo o comércio entre os países.”
A principal oferta do Brasil foi a promessa de empréstimo para empresas brasileiras venderem para a Argentina, embora Lula não tenha dito quem vai ser o responsável pela concessão da linha de crédito.
Lula disse ainda que a reunião foi “muito dura” e que os empresários brasileiros também vão discutir com o Congresso Nacional o que pode ser feito nesse processo.
Lula pediu à atual presidente dos Brics, Dilma Rousseff, que o banco ajudasse a Argentina, quando esteve na China, em março. Ela teria dito ao petista que tal ajuda só seria possível mediante alteração do regulamento da instituição.
O Molusco vai tentar, junto com a Anta, transformar o Banco dos BRICS em um BNDES.
Que eu saiba o dinheiro do Banco Brics é para os países do Brics.
Quero ver se irá convencer os outros membros a apoiarem um país falido com um governo mais falido ainda.
Porque o cachaça nomeou a anta para “presidenta” do BRICS? É muito simples, o Brasil fez um aporte de 20 Bilhões de dólares no BRICS. Todos os países membros fizeram aporte igual. Como vai ser mais “difícil” o BNDES liberar dinheiro a rodo, a alternativa é o BRICS. Tudo, é claro, com o dinheiro dos pagadores de impostos brasileiros.
Lula agora é presidente da Argentina, ridículo. Traidor do próprio país.
A coisa não é tão simples assim, a China é quem tem a maior participação neste banco, seguida da Rússia e depois da Índia. Isso daqui, representa uma mínima parcela ao lado da África do Sul e que nem tem influência nas decisões do banco. Se o Xixí Pinga não concordar com essa safadeza aí, nada feito.
Até onde sei, a Argentina não pertence aos BRICS.
Ou será que vamos lá pegar dinheiro para repassar para los hermanos… e aí, já que a dívida será nossa, pagamos.
Com toda corda, ladeira abaixo.
Esse desgraçado está jogando o país na lama em escala mundial sendo aclamado por uns bandos de Supremos com o rabinho abanando! Gente desnecessária!
Com a Dilma na presidencia, e a mudança nas regras, o Banco dos Brics não vai longe!!!
Maneira indireta de tirar dinheiro da família para bancar amantes falidas. Parabéns aos envolvidos.