Na terceira fase da retomada econômica, capital amazonense reabre parques, academias, barbearias e salões de beleza
A partir desta segunda-feira, Manaus entra na terceira fase da retomada econômica, depois do período de isolamento imposto para tentar conter a epidemia de coronavírus. Agora, academias e atrações turísticas poderão reabrir ao público.
A retomada econômica na capital teve início em 1º de junho.
O governo do Amazonas elaborou o plano de reabertura em quatro ciclos, baseados em indicadores técnicos que comprovam a queda dos números da covid-19 no Estado.
Neste mês, a quantidade de enterros em Manaus voltou para números próximos ao que havia antes da chegada do vírus, o hospital de campanha foi fechado e o sistema público de saúde está com cerca de 60% de leitos ocupados. Esse índice chegou a quase 100% no auge da crise.
Salões de beleza, barbearias e parques também serão reabertos.
Medidas sanitárias devem ser seguidas para garantir a segurança dos manauaras, como o distanciamento social, uso de máscaras, utilização de álcool em gel, adesão aos procedimentos de higiene pessoal, limpeza e sanitização de equipamentos e ambientes.
Ainda continuam suspensas aulas, realização de eventos com aglomerações, visitas a prisões e a pacientes com covid-19 em hospitais e serviços de transportes fluviais de passageiros, entre outros.