O McDonald’s lançou o desafio contra o Starbucks criando sua própria rede de cafeterias chamada CosMc’s.
O anúncio chegou nas últimas horas, com o lançamento de um site específico. E espera-se que o primeiro CosMc’s seja inaugurado ainda nesta semana em Bolingbrook, Illinois, perto da sede do McDonald’s. Outras 10 lojas deverão ser abertas no Texas em 2024.
Saiba mais: McDonald’s quer abrir mais de 8,8 mil unidades até 2027
As lojas terão um estilo retrô com guloseimas e bebidas personalizáveis, incluindo “s’mores cold brew”, “churro frappes” e “turmeric latte” que poderia rivalizar com redes de cafeterias consolidadas.
A operação faz dos esforços do McDonald’s para “resolver a queda das 15h”, quando recebe menos clientes entre o horário do almoço e do jantar.
Entretanto, há dúvidas se a CosMc’s se tornará uma cadeia global como o Starbucks. Até porque – como salientou o CEO da McDonald’s, Chris Kempczinski – o tipo de produtos comercializados pela CosMc’s não gera grandes negócios em todas as latitudes.
McDonald’s tentando conquistar o mercado do café
O lançamento do CosMc’s é o mais recente esforço do McDonald’s para entrar no lucrativo mercado do café, especialmente nos Estados Unidos, onde mais de 60% do país toma pelo menos uma bebida a base de cafeína por dia.
O nome da nova marca vem de um mascote do McDonald’, um alienígena do espaço sideral – com antenas, mais de seis braços e traje espacial prateado redondo – que apareceu em propagandas no final dos anos 1980 e início dos anos 1990.
Saiba mais: Starbucks não entendeu o mercado brasileiro, diz advogado
McDonald’s já possui uma rede de cafés e salgadinhos chamada McCafe, que serve apenas café e doces, que já tem um discreto sucesso nos EUA, Europa e outros países ocidentais.
A CosMc’s parece uma ideia ainda mais vertical, que lembra muito o Startbucks, e que poderia enquadrar-se bem em espaços menores
Os planos do McDonald’s preveem uma grande expansão nos próximos anos, incluindo 900 novas lojas nos Estados Unidos, 1.900 em mercados internacionais operando diretamente seus próprios restaurantes e 7.000 em mercados internacionais através de licenciamento.
Mais de metade destas 7.000 novas lojas serão abertas pelo McDonald’s na China, que é o segundo maior mercado do grupo. Hoje o Starbucks tem cerca de 38 mil lojas, podendo chegar em 55 mil até o final de 2025.