O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), fechou em queda de 1,71% nesta terça-feira, 13, aos 130.539 pontos. No cenário econômico, o dia foi marcado pela confirmação do ex-ministro Aloizio Mercadante (PT) como futuro presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O anúncio foi feito pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Centro Cultural Banco do Brasil. No mesmo evento, o petista disse que pretender frear as privatizações iniciadas durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
As novidades não pararam por aí. O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), confirmou a indicação do economista Gabriel Galípolo para a Secretaria-Executiva da pasta.
O dólar fechou com alta de 0,07%, em R$ 5,31. Esse resultado ocorreu apesar de o DXY, que mede o valor da moeda norte-americana em relação a outras moedas de países desenvolvidos, ter perdido 1% de seu valor. O DXY caiu para 104 mil pontos.
(O valor do dólar divulgado refere-se ao dólar comercial. Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é mais alto.)
Relacionadas
O que é o Ibovespa
O Ibovespa é um dos principais termômetros da economia brasileira, ao lado das taxas Selic, dos indicadores inflacionários e do dólar. Ele é acompanhado de perto pelo mercado financeiro, pelos investidores e pela imprensa especializada.
O índice reflete o desempenho do mercado de ações no Brasil. Seu crescimento pode significar um aumento da confiança na economia e um estímulo aos investimentos das empresas e à geração de empregos.
LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL