Analistas do mercado financeiro que participam do Boletim Focus elevaram de novo — pela sétima semana seguida — a projeção da inflação para 2024. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 3,98%, ante a projeção de 3,96% no boletim da semana passada. O Boletim Focus foi divulgado na manhã desta segunda-feira, 24, pelo Banco Central.
+ Leia as últimas notícias de Economia no site da Revista Oeste
Para 2025, a projeção também é de alta da inflação. O índice deve ficar em 3,85%, ante 3,8% na semana passada. É a oitava projeção de alta seguida para o ano que vem.
Os analistas de mercado também projetam alta do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano. O índice desta semana é de 2,09%, ante 2,08% na semana anterior. Para 2025, a projeção é a mesma da semana anterior — 2% —, que se repete há 28 semanas.
Mercado projeta Selic estável nesta semana
Já a Selic, que vinha tendo projeção de alta nas últimas semanas, agora aparece estável. O índice desta semana — 10,5% — é o mesmo da semana anterior. Para 2025, a projeção também se manteve estável em 9,5%. Já para 2026, os analistas de mercado preveem a Selic a 5,15%, o que representa uma alta em relação à semana anterior (5,12%).
O Boletim Focus também projeta alta do dólar. A moeda norte-americana deve fechar o ano valendo R$ 5,15, ante a projeção de R$ 5,13 na semana anterior.
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
O Mercado como todo mundo sabe faz projeção olhando para o que o Galipollo vai fazer em ação no Banco central para o proximo ano. O Galipollo banqueiro de banco privado é o nome escolhido pela Narizinho do PT que eu esqueci o nome. Galipollo deve seguir a cartilha de Ilan Godfjain na era Dilma, manipulação da taxa de juros da selic com altas manipulações de mercado cambial com swap cambial. Isso o PT sabe melhor que a direita, esquemas políticos e agentes externos interferir na economia dos EUA e reage aqui no Brasil.
Quando vão parar esse desgoverno?
É preciso estudar economia para entender a mente dos economistas de esquerda, pare de repetir desgoverno e passe a estudar o adversário. Recomendo a leitura de economia keynisiana Keynes lutando contra o conservadorismo nos EUA pela tomada da esquerda na economia.