Há seis semanas seguidas, o mercado está elevando a expectativa para o fechamento da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). As projeções aparecem no Relatório Focus, do Banco Central (BC).
Na edição da segunda-feira 31 de outubro, a primeira depois do resultado das eleições de 2022, o documento trouxe a primeira elevação para a prévia do IPCA, após 17 semanas consecutivas de queda. No período, a projeção para o indicador partiu de 5,6% para os atuais 5,92%.
Durante o intervalo, também houve a elevação da inflação projetada para 2023. O número saiu de 4,94% para 5,08%.
De acordo com o BC, o Relatório Focus traz estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação.
O documento mostra a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de inflação calculados pelo IBGE, crescimento do PIB, câmbio, taxa Selic, resultado da balança comercial e dívida líquida do setor público, entre outros indicadores para o Brasil. Os números representam a estimativa do mercado, e não do banco.
Incertezas econômicas e inflação
Desde que Lula foi eleito, o mercado financeiro segue sem saber os nomes-chave da equipe econômica do novo governo. O petista não revelou, por exemplo, quem serão seus ministros de Estado, entre eles o substituto de Paulo Guedes.
Além disso, o petista fez declarações que sinalizam um rumo contrário nas contas públicas ao adotado pelo governo em curso. Entre as falas, em 10 de novembro, Lula questionou a necessidade de manter superávits, cortar gastos e “garantir a estabilidade fiscal”. A negligência desses temas pode fazer disparar a inflação no país.
Quem achou q fazer o L seria a solução…!! Deve estar feliz..!!
Como a inflação afeta mais os pobres que votaram em maioria no luladrao o problema é deles
Que se danem
Um míssel gigantesco explodindo na terra de Caramuru
O LADRÃO NÃO SOBE A RAMPA!
Dizem que o mar…. está esperando a “saidinha” de final de ano para escolher os ministros… kkkkkk… Não duvido. Evidente que quer colocar um boneco de Olinda, para manipular e fazer o que ele quer. Lembrem-se, várias vezes o próprio Bolsonaro entrou e choque com o Paulo Guedes. O ministro o chamava à realidade, mesmo que o desagradasse. Com o “Nine” ele vai mandar e pronto. Entrou, tem que fazer parte da qua….
O chamado “MERCADO” é tudo aquilo que não é povão, que não é trabalhador, que não produz riqueza. Ele não se importa quando se retira direitos, sucateia a educação e acaba com a previdência.
São rentistas transferindo seu dinheiro baseados em manifestações, ainda que falaciosas. São robôs especulando e nada mais…
Acorda! Se você perder tudo o “MERCADO” não tá nem aí pra você! PATRIOTÁRIO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Porque especulam? Vocês parecem com a esquerda, tinham certeza da vitória por conta da fraude e estão certos que essa carniça assume mesmo com a descoberta de todas as fraudes. Do favorecimento e preferência do Alexandre de Moraes no supremo, pelo TSE, até as urnas que negam os códigos fonte.