Os analistas do mercado financeiro elevaram novamente a previsão de inflação e para a taxa básica de juros, a Selic, para o fim deste ano e para 2024. O relatório do Boletim Focus foi divulgado nesta segunda-feira, 13, pelo Banco Central (BC).
A inflação, medida pelo IPCA, índice que é usado pelo governo, deve fechar o ano em 5,79%, preveem os analistas. Há uma semana, a projeção era de 5,78%. A meta central de inflação foi fixada em 3,25% e será considerada formalmente cumprida ficar entre 1,75% e 4,75%, em 2023.
Já a expectativa com a taxa de juros para o fim do ano saiu de 12,50% para 12,75% ao ano. Atualmente, a Selic está em 13,75%.
A piora nas projeções ocorre em meio a uma escalada das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas semanas à política de manutenção dos juros adotada pelo BC.
Para 2024, a projeção dos analistas é que a inflação irá subir de 3,93% para 4%. É a quarta elevação seguida estimada pelo mercado financeiro. Em relação à taxa de juros, para o fim de 2024, a estimativa aumentou de 9,75% para 10% ao ano.
Já em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o mercado reduziu a previsão de crescimento do país para este ano. De 0,79% caiu para 0,76%. Para 2024, a projeção do PIB permaneceu estável em 1,5%.
Ao contrário das notícias do ano passado quando as projeções e correções eram para cima, agora será ao contrário. Um DESgoverno com ministério tosco, aumento gigantesco do gasto público, fuga de capitais, e decorridos 40 dias não apresentou absolutamente nada, vamos continuar no maremoto.
Nada de novo. Era previsto que com esta gastança desenfreada acontecesse isso. Tudo que foi economizado no antigo governo está sendo gasto. Os dois primeiros meses comprovam isto.
Tem que mandar a conta para a região com menor IDH do país que elegeu um condenado pela justiça, um criminoso, bandido, mentiroso. Sem confiança, um país perde o crédito e a credibilidade! Com alto risco que saques criminosos ao erário, e o financiamento à ditaduras, o dinheiro foge e, o que sobra se torna mais raro e caro!
Fazueli kkk
É tudo por enquanto muito especulativo. Mas de uma coisa temos certeza: o Brasil vai melhorar pra pior.
Fazuéli.
Infelizmente essa parcela da população continuará sendo ludibriada e vai votar no MOLUSCO LADRÃO!! A baixa escolaridade será a causa principal!!
O sonho do PT e da Esquerda irresponsável é acabar com a autonomia do Banco Central. O governo fica livre para gastar à vontade e transmitir uma narrativa falsa de que o país se encontra inserido no “espetáculo do crescimento “. Vem a hiperinflação, igual ou pior do que a da Argentina ” e quem paga a conta são os mais pobres. Será que essa faixa da população, ainda, vota no PT?