Até 2024, o Banco Central do México vai criar uma moeda digital própria. O governo do país anunciou o projeto por meio do Twitter na quarta-feira 29.
“O Banxico informa que até 2024 terá sua própria moeda digital em circulação”, publicou no Twitter. De acordo com o anúncio “essas novas tecnologias e a infraestrutura de pagamentos de última geração são de extrema importância como opções de grande valor para avançar na inclusão financeira do país”.
Conhecido como o Banco Central do México, o Banxico apresentou um plano para criar uma plataforma de moeda digital baseada no seu sistema de pagamento interbancário. O projeto aparece em um relatório divulgado no site da instituição no último dia 17 de dezembro. Entretanto, o órgão ainda não revelou uma data efetiva para o lançamento.
O presidente do Banxico, Alejandro Diaz de Leon, já tinha antecipado que o governo estudava a implantação de sua própria moeda digital. As regras do sistema bancário mexicano proíbem negociações com criptomoedas como o bitcoin.
A mesma medida está em estudo pelo Banco Central Brasileiro. A autoridade monetária do país afirmou que planeja lançar um real digital. O valor será atrelado à moeda convencional no país.
Moedas digitais ganham cada vez mais espaço. Em setembro de 2021, El Salvador se tornou o primeiro país a reconhecer o Bitcoin como moeda corrente.