Pelo sétimo mês consecutivo, as micros e pequenas empresas lideraram a geração de postos de trabalho no Brasil. Em janeiro, o segmento foi responsável por 75% de todos as 260,3 mil vagas criadas ao longo do mês. Os dados constam de um relatório elaborado pelo Sebrae.
Em comparação com janeiro do ano passado, os pequenos negócios geraram quase o dobro de empregos criados pelo segmento no mesmo mês do ano passado. Já as médias e grandes empresas, saíram de um saldo negativo em 2020 de 2.887 postos de trabalho encerrados, para 41,6 mil novos empregos criados em janeiro, cerca de 16% do total.
Leia mais: “Abate de frangos tem recorde histórico em 2020”
“Em 2020, foram as micro e pequenas empresas que sustentaram o nível de emprego no país. Esse ano não deve ser diferente”, destacou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Nos últimos seis meses, os pequenos negócios apresentaram um saldo total de 1,1 milhão de novos empregos contra 385,5 mil novos postos de trabalho criados pelas empresas maiores.
Em janeiro, os setores que mais contribuíram para os saldos positivos foram serviços, indústria de transformação e construção. Esses resultados valem tanto para o segmento de micro e pequenas empresas quanto para as médias e grandes.