A Nike anunciou que planeja reduzir sua força de trabalho em cerca de 2%, prevendo um corte de até US$ 2 bilhões em custos. Essa medida faz parte de um plano de redução de despesas da empresa, em resposta a uma perspectiva de vendas mais fraca e ao avanço da concorrência.
Em comunicado, a Nike ressaltou que a ação visa a “dimensionar” melhor a organização e buscar novos crescimentos. “As ações que estamos tomando nos colocam na posição de dimensionar corretamente nossa organização para buscar nossas maiores oportunidades de crescimento”, afirma a companhia. “Já que o interesse em esporte, saúde e bem-estar nunca foi tão forte.”
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Embora a empresa não tenha revelado o número exato de funcionários afetados, sua força de trabalho global atualmente é de 83,7 mil pessoas, o que representa uma redução de cerca de 1,6 mil funcionários.
+ Stellantis registra lucro em 2023
De acordo com um memorando da Nike, os cortes serão realizados em duas fases. A primeira teve início nesta sexta-feira, 16, e se estenderá até a próxima semana. Enquanto isso, a segunda fase será concluída até o fim de março.
Nike anuncia redução de custos
Em dezembro do ano passado, a organização anunciou uma estratégia de redução de custos. A ação incluía a diminuição da força de trabalho e a simplificação da linha de produtos.
Ao apresentar os últimos resultados financeiros da empresa em dezembro, o diretor financeiro da Nike, Matt Friend, disse que a sua perspectiva menos otimista refletia “indicações de um comportamento mais cauteloso do consumidor em todo o mundo”
Leia também: “Empresa de Warren Buffett vende todas asações na Stone”
Deveriam diminuir o valor de seus produtos para vender mais e não ter que demitir ninguém.