Informação é de Andrew Cuomo, governador do Estado, onde menos de 1% dos nova-iorquinos testaram positivo para coronavírus em 16 de junho
A cidade de Nova York deve entrar na segunda fase de reabertura na próxima segunda-feira, um passo importante para a economia, que inclui refeições ao ar livre, disse hoje o governador Andrew Cuomo.
A declaração de Cuomo parecia menos cautelosa do que a feita na quarta-feira pelo prefeito Bill de Blasio, que disse: “O mais cedo que poderíamos chegar é segunda-feira. É uma decisão que vamos tomar muito de perto com o Estado”.
De Blasio disse que queria ver se as recentes manifestações contra a brutalidade policial teriam algum impacto no aumento da propagação do vírus. “Se você está julgando pelos números de hoje, estamos em ótima forma.” O secretário de imprensa do prefeito, Freddi Goldstein, frisou mais tarde que a posição de De Blasio é consistente com a do governador.
Em todo o Estado, menos de 1% dos nova-iorquinos testaram positivo para o coronavírus em 16 de junho, a menor porcentagem desde o início da pandemia, disse Cuomo. Houve 17 mortes em 16 de junho, também uma baixa.
As regiões de Westchester, Rockland e Hudson Valley devem entrar na fase 3 na terça-feira, e Long Island, na quarta-feira.
Cuomo também afirmou que vai parar de fazer briefings diários sobre vírus na sexta-feira, após cem dias praticamente ininterruptos. Residentes de todo o país se uniram às coletivas de imprensa para obter informações sobre o surto, elevando o perfil nacional do governador democrata.
O progresso de Nova York ocorre quando pelo menos 20 outros Estados veem picos. O Texas registrou um número recorde de hospitalizações e novos casos na Flórida atingiram o nível mais alto desde o início da pandemia.
O governo federal está “cometendo um erro” na maneira como está lidando e aconselhando sobre a covid-19, argumentou Cuomo. Para ele, os Estados estão reabrindo rápido demais.
Nova York, por comparação, reabriu por região e em fases. Agora, tem a menor taxa de infecção entre os Estados depois de ter sido a mais alta semanas atrás.
Com informações da Bloomberg.