O texto da reforma tributária aprovado pelos deputados autoriza os Estados a criarem mais um tributo para financiar investimentos até 2043.
A emenda aglutinativa, apresentada em plenário durante a votação, prevê que os Estados possam cobrar contribuições sobre itens primários e semielaborados para financiar fundos locais.
“Foi um presente de grego para o cidadão e um presente maravilhoso para os Estados”, avaliou o advogado Gabriel Quintanilha em entrevista à rádio Jovem Pan, neste sábado, 8.
O texto da reforma tributária passa a autorizar que os Estados criem essa contribuição que vai incidir sobre produtos elaborados e semielaborados — são aqueles que tenham sido submetidos a qualquer operação que modifique a natureza ou a finalidade, ou o aperfeiçoe para o consumo. Esse tipo de contribuição, até agora, era prerrogativa da União.
Impactos da reforma | Qual reflexo sobre o IPVA e IPTU
“Praticamente é uma contribuição que vai ser igual o imposto sobre produtos industrializados”, disse o advogado. “A dúvida é sobre a constitucionalidade. Uma emenda aglutinativa, a priori, não pode criar tributos e ela cria essa possibilidade.”
Reforma tributária: mais impostos, menos democracia
Em um Brasil tão polarizado como o atual, poucas coisas unem a esmagadora maioria dos brasileiros. A necessidade de uma reforma tributária é uma delas. É unânime a opinião de que o atual sistema é um manicômio tributário. Uma babel disfuncional onde pagar o imposto se tornou o último dos problemas.
Leia a reportagem publicada na edição 172 da Revista Oeste
Nunca houve reforma tributária. O que há, mais uma vez, é aumento da carga para alimentar os comunistas do poder. Só isso. Reforma tributária sem reforma administrativa não resolve o problema da carga, só aumenta ela.
Enquanto isso, o cachaceiro e a canjatour, torram os nossos impostos em viagens de lua de mel e turismo, mundo afora.
Esse é o Brasil da igualdade para todos.
Canalhas, velhacos !!
Aos que votaram nesse embusteiro e mentiroso, façam o “L” de LESADOS !!!
Enquanto houver emendas parlamentares , haverá corruptos.
Para mais investimentos? Quisera que, pelo menos, fosse para o desenvolvimento do Brasil. Que Câmara é essa que aprova uma monstruosidade dessa?
Questiono-me sobre o porquê termos um parlamento tão caro que, em vez de proteger o cidadão de abusos por parte dos outros poderes, fica de joelhos porque a maioria de seus integrantes tem rabo preso.
propunha acabar com cinco tributos (ICMS, ISS, PIS, Cofins e IPI), mas acabou criando quatro novos tributos (IBS, CBS, Imposto Seletivo e Contribuições dos Estados)
Que eu soubesse a Reforma veio para unificar impostos e não criar outros.
Senão fica no zero a zero.
Nem zero a zero… tomamos mais um “fincão”. Aumentou a carga tributária.. melhor seria se tivesse ficado com antes…
Esse negócio de fundo pra isso fundo praquilo, é tudo mentira, quem vai administrar o fundo é quem tá no governo e pode ser qualquer governo, temos experiência de sobra pra saber o que é que acontece com o dinheiro do fundo
Fazueli e salve -se quem puder
Não sem razão que, as empresas automobilísticas, Ford, Mercedes Benz, Alfa Romeo e outras estão fechando as suas unidades no Brasil.
Mais desemprego, mais miséria no país.
Por que será ?
Alguém do desgoverno, explica ?
Era mesmo de se imaginar que o odor podre dessa “reforma tributária” votada e aprovada a toque de caixa em questão de poucas horas pelos parlamentares, ávidos por dinheiro (R$ 15 bilhões de reais) distribuídos aos chupins do congresso, pelo carniça perdulário, seria para aprovar e aumentar os impostos e enfia-los goela abaixo dos otarios pagadores de impostos, nos quais eu me incluo.
Mais uma vez, estamos assistindo ao mensalão 2 para manter os bolsos dos congressistas, robustos de dinheiro público e aprovarem tudo que seja do interesse do desgoverno sem rumo.
Esse é o Brasil real.
Aos que votaram no Sr. lula e que agora irão pagar mais impostos e empobrecer ainda mais, felicitem o Sr. Lula e equipe, fazendo o tradicional “L” de LESADOS.
A Reforma Tributária do Carniça vai quebrar as Empresas e as pessoas físicas. Mais dinheiro para um governo desqualificado que já destruiu o Brasil no passado. O país segue ladeira abaixo! Uma afronta à democracia e aos cidadãos decentes!
Não é de se ficar surpreso que a GM e Volksweagem estão abandonando o Brasil.
Não existe almoço gratis, porque acham que o Tarcísio estava apoiando a reforma? Isso é igual ao Arca no Bolso do poste de ladrão, vão depenar o brasileiro, aguardem o imposto do cheque, que será do PIX.