O Brasil avançou na meta de ingressar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O conselho de ministros da entidade internacional de fomento ao comércio aprovou nesta sexta-feira, 10, o cronograma de adesão dos brasileiros, formalizado na ata da reunião realizada em Paris.
Agora, a expectativa é que o trâmite dure de três a cinco anos, com um caminho marcado por alguns requisitos a cumprir pelo país.
Em maio, em participação no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, havia pressionado publicamente a OCDE em favor da aceitação do Brasil. Na oportunidade, o integrante o governo brasileiro mencionou uma suposta resistência por parte de representantes de França e Bélgica dentro da organização.
Na reunião desta sexta-feira, não houve nenhuma objeção ao plano com o Brasil. Segundo o Valor Econômico, o itinerário proposto foi saudado com palmas por todos os participantes e, em seguida, por declarações do secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann.
Além do Brasil, os ministros da OCDE também aprovaram planos para a aceitação de Peru, Bulgária, Croácia e Romênia na organização.
Por sua vez, a Argentina teve o convite congelado, depois que o governo do presidente Alberto Fernández não se comprometeu com as condições estipuladas pela entidade de comércio internacional.
A expectativa é que o caminho de adesão do Brasil seja marcado por análises de diferentes aspectos da economia do país, passando por saúde tributária, confiança nas instituições e até questões ligadas ao desmatamento em reservas ambientais.
Bolsonaro comemora
Em Los Angeles, onde participa da Cúpula das Américas, o presidente Jair Bolsonaro comentou o avanço do Brasil no processo de admissão na OCDE. “Trabalhamos duro para viabilizar nossa entrada na entidade, reunimos apoio de todos os países membros e estamos finalmente sendo reconhecidos”, disse.
– Trabalhamos duro para viabilizar nossa entrada na entidade, reunimos apoio de todos os países membros e estamos finalmente sendo reconhecidos. Este avanço, que cresceu no meu governo, demonstra mais uma vez a discrepância entre as narrativas de parte da imprensa e a realidade.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 10, 2022
kkkkkkkk com esse stf corrupto e golpista….. vai ter de rolar muita propina para os técnico desse comite da OCDE para o Brasil não receber “Bola Preta” como no clube harmonia em SP..quando novos banqueiros queriam entrar de sócio.
O JUDICIÁRIO BRASILEIRO É MEDIEVAL…CORRUPTO E INEFICIENTE.
em minha avaliação o Brasil não será aceito na OCDE enquanto houver insegurança jurídica e o ativismo judicial em todos os andares do Poder Judiciário.
Lembrando que São Paulo sempre teve governadores de esquerda ,não só São Paulo se você olhar todos os governadores do Brasil acho que nenhum é de direita então você acha que eles estavam preocupados com o Brasil ou com o bolso deles . Agora o Bolsonaro com quase 4 anos de mandado você quer que ele mude o Brasil que foi destruído por mais de 15 anos . Ele fez ate agora mais do que presidentes que ficaram anos no poder e não fizeram nada . É só ver as obras e as ações que estão acontecendo pelo Brasil .
👏👏👏
Pelo objetivo esse tempo é até curto. O Brasil é competente, confiável e caminha na direção correta.
A entrada do Brasil na OCDE dependerá do resultado das próximas eleições. Será dificil se a esquerda continuar atrapalhando.
O Brasil não merece integrar a OCDE e eu posso provar.
Basta caminhar por qualquer grande metrópole brasileira e você verá, em especial, São Paulo. Nosso nível de pobreza extrema social, intelectual, cultural e político já é mais que o suficiente para provar isso. Como que uma nação que sequer é capaz de asfaltar ruas, ter saneamento básico e transporte público quer integrar o mesmo grupo de países que possuem tudo isso como praxe?
Chega a ser uma piada pronta. O Brasil não tem futuro.
João: Síndrome de Vira Lata ? Nosso país ñ é uma Brastemp, mas vá passear em vários países membros FORA da rota turística. Vários…….