As principais Bolsas de Valores da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, 23, último dia da semana em que todos os mercados operam regularmente, antes da véspera de Natal.
Informações mais otimistas sobre a variante Ômicron do coronavírus impulsionaram os bons resultados dos índices mais importantes das Bolsas europeias, que se recuperaram parcialmente das perdas registradas desde o início da semana.
Ao final da sessão de hoje, o índice Stoxx Europe 600 subiu quase 1%, aos 483 mil pontos. Em Londres, o avanço foi de 0,4%, enquanto Paris teve alta de 0,77% e Frankfurt subiu pouco mais de 1%.
“Os mercados estão entrando no Natal com um espírito mais positivo, depois que estudos deram sinais encorajadores de que a Ômicron pode ser menos perigosa do que a variante Delta”, afirmou Minna Kuusisto, analista do Danske Bank.
Segundo ele, a série de dados econômicos dos Estados Unidos antes da pausa prolongada de fim de ano também contribuiu para o bom humor dos investidores.
“A ressalva é que, mesmo que a Ômicron seja menos perigosa, o fato de ser muito mais transmissível significa que ainda há risco com o aumento de novas infecções”, disse Raffi Boyadjian, analista de investimento chefe da XM, em nota. Segundo ele, no entanto, há “grande esperança” no avanço da vacinação em vários países.
Na sexta-feira 24, os principais índices não vão operar por causa do Natal.
No Brasil, ontem, o dólar fechou em queda, abaixo de R$ 5,70, em meio a um cenário externo mais ameno. A moeda norte-americana terminou o dia cotada a R$ 5,66, recuando 1,24%. Esta foi a maior queda porcentual diária do dólar em duas semanas.
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, operava em leve baixa de 0,3% ao final do pregão de ontem, aos 105 mil pontos.
Com informações do Dow Jones Newswires