Segundo o ministro Onyx Lorenzoni, a primeira rodada deve contemplar de 10 milhões a 18 milhões de trabalhadores
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse nesta segunda-feira, 6, em entrevista à Rádio Gaúcha, que os primeiros pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600 destinados a profissionais autônomos vão começar a acontecer amanhã, dia 7.
Os primeiros trabalhadores a receber são aqueles registrados no Cadastro Único do governo e que possuem conta na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
Segundo o ministro, esses trabalhadores, que são entre 10 milhões e 18 milhões de pessoas, devem receber o valor até, no máximo, a manhã da quarta-feira 8, quando também serão encaminhados os depósitos para os elegíveis ao auxílio emergencial com conta em outros bancos.
Para quem recebe Bolsa Família, os depósitos devem cair no próximo dia 16.
O titular da Cidadania disse que o governo está preocupado em incluir os brasileiros que podem receber o auxílio emergencial mas não constam do Cadastro Único.
Para eles, será necessário fazer um registro em um aplicativo que deve começar a funcionar também a partir de amanhã, de acordo com informações do Estadão Conteúdo.
“A gente calcula entre 15 milhões e 20 milhões o número de pessoas não têm nenhum registro e estamos bolando um aplicativo bem fácil. A pessoa entra lá e coloca o CPF dela, a composição familiar e responde a um questionário bem curtinho. Aí, em 24 horas a gente roda isso e, na quarta, começam os primeiros pagamentos para o informal sem nenhum apoio”, explicou o ministro.