Em busca de ocupar espaços no mercado internacional, a Petrobras firmou dois acordos com empresas estatais de energia da Índia para projetos conjuntos de exploração e produção de petróleo. O assunto foi abordado por Carlo Cauti em seu artigo publicado na Edição 256 da Revista Oeste.
Além disso, a estatal assinou um contrato de venda de petróleo com a Bharat Petroleum Corporation Limited (BPCL), que prevê a entrega de até 6 milhões de barris por ano a partir de 2025. A iniciativa faz parte de um plano para ampliar a base de clientes da companhia. Em 2023, a Índia foi destino de 4% das exportações de petróleo da Petrobras.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Enquanto isso, as principais distribuidoras de combustíveis do Brasil consideram solicitar à Agência Nacional do Petróleo (ANP) uma dispensa temporária do cumprimento da mistura obrigatória de biodiesel no diesel B comercializado no varejo.
A informação, confirmada por fontes do setor, sugere que o pedido será formalizado pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom). O documento já está preparado e aguarda apenas a aprovação final das presidências das empresas associadas.
Leia mais:
Petrobras se prepara para cenário de preços mais baixos
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a empresa está preparada para enfrentar um cenário de preços estruturalmente mais baixos do petróleo, mesmo com o possível aumento da produção pelos Estados Unidos.
Durante sua campanha eleitoral, o presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu elevar a produção de petróleo no país. Magda destacou que o plano estratégico da Petrobras já considera a possibilidade de o preço do barril cair para até US$ 65.
![A sede da Petrobras no Rio de Janeiro - 16/10/2019 | Foto: Sergio Moraes/Reuters](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/Petrobras-1.jpg)
A executiva também ressaltou que a demanda chinesa por petróleo deve se manter firme, mesmo com a desaceleração da economia global decorrente das tarifas impostas pelos EUA. Segundo ela, as políticas norte-americanas não devem impactar significativamente a dinâmica de oferta e demanda do petróleo no mercado internacional.
Enquanto a Petrobras fortalece sua presença global, as distribuidoras nacionais buscam flexibilizações regulatórias para enfrentar os desafios do mercado interno. O pedido de dispensa da mistura de biodiesel ao diesel B reflete as pressões do setor em um momento de incertezas econômicas e mudanças no cenário energético mundial.
Revista Oeste
A Edição 256 da Revista Oeste vai além do texto de Carlo Cauti. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Ana Paula Henkel, Cristyan Costa, Rodrigo Constantino, Alexandre Garcia, Silvio Navarro, Anderson Scardoelli, Peter Suderman, Augusto Nunes, Adalberto Piotto, Ubiratan Jorge Iorio, Flávio Gordon, Dagomir Marquezi, Brendan O’Neill (da Spiked) e Daniela Giorno.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.