O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo cresceu 3,2% em janeiro de 2024, comparado ao mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), na última terça-feira, 26.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
De acordo com o levantamento, o crescimento foi impulsionado pela agropecuária, que cresceu 20,7% em um ano. Em seguida, a indústria cresceu 3,3% e o setor de serviços avançou 2,4% no mesmo período.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comemorou o resultado e disse que o avanço se deve à desburocratização no ambiente de negócios promovida por sua gestão.
Leia também: “Tarcísio lança concurso para novo centro administrativo de SP”
“A avaliação dos dados do Seade revela que as medidas implementadas desde o início da gestão têm desempenhado um papel crucial na desburocratização do ambiente de negócios e na atração de investimentos em todo o Estado”, comentou Tarcísio de Freitas. “Com a economia aquecida, a confiança dos empreendedores e investidores em direcionar recursos para projetos em desenvolvimento em São Paulo aumenta e impulsiona o mercado de trabalho, reduzindo o desemprego.”
Na comparação com dezembro, o PIB paulista cresceu 0,8%. Nesse período, o setor de serviços foi o que mais cresceu, com 0,7%. Já o agronegócio se manteve estável, enquanto a indústria registrou uma desaceleração de 1,4% entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
São Paulo concentra 30,2% do PIB nacional
O Estado de São Paulo concentra uma fatia de 30,2% do PIB nacional, em 2021. É a Unidade da Federação com a maior participação na estatística. Em seguida, o Rio de Janeiro tem 10,5% do PIB brasileiro, enquanto Minas Gerais possui 9,5%.
Os dados são das Contas Regionais divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro de 2023.
Leia mais: “Preço de medicamentos deve subir mais de 4%”
Já as menores fatias do PIB entre os Estados brasileiros são Roraima, Amapá e Acre. O trio possui uma participação de 0,2% cada.
Muito bom mas não devemos esquecer que boa parte do crescimento de SP em termos de grana vai para Brasília para sustentar políticos, bolsas auxilio, quartéis, judiciário, a casta do funcionalismo federal etc…isso precisa mudar…a riqueza de cada estado deve ser investida no próprio Estado. O governo desse Estado terá autoridade para direcionar ajuda aos demais Estados que porventura necessitarem. O dinheiro deve ser aplicado efetivamente de boa forma……
Continuamos a locomotiva desse trem chamado Brasil .
E os estados que são governados pelo PT como será que estão hein?? Deve estar entregando a miseria que o povo deve adorar pois passa eleições e eles continuam ganhando, principalmente no nordeste…
Não restava a menor dúvida que , com o Tarcísio, SP daria muito certo.
Parabens.