Esta é a primeira recessão do Japão desde 2015
O Produto Interno Bruto do Japão caiu 7,8% no segundo trimestre de 2020 em comparação com o trimestre anterior, a pior queda já registrada desde 1980, quando se iniciou a série histórica.
A contração foi mais acentuada do que o recorde anterior, de menos 4,8%, em janeiro-março de 2009, após a crise financeira global.
LEIA MAIS: “EUA X China e a grande ameaça geopolítica”
Nesta segunda-feira, 17, o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, afirmou que o “fundo do poço”, provavelmente, ocorreu em abril e maio.
“Continuaremos a tomar todas as medidas políticas possíveis para trazer a economia de volta a um caminho de crescimento liderado pela demanda interna”, disse Nishimura.
Economistas afirmam que ainda há um longo caminho a percorrer para o país recuperar-se dos efeitos da pandemia do coronavírus.
Recessão
A contração de 7,8% foi a terceira seguida, após as registradas no primeiro trimestre (-0,6%) e nos últimos três meses de 2019 (-1,9%).
Esta é a primeira recessão — situação que se caracteriza quando a economia cai por dois trimestres consecutivos — do Japão desde 2015.
Apesar do resultado negativo, o país, a terceira economia do mundo, teve uma queda menor do que nações como Estados Unidos e Reino Unido.