Cadastramento de bancos, fintechs e outras instituições do tipo foram encerradas no Banco Central e devem ser reabertas permanentemente a partir de dezembro
O Banco Central (BC) aprovou 762 instituições, incluindo bancos, financeiras, fintechs (empresas de tecnologia no setor financeiro), instituições de pagamentos, entre outras, para ofertar o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos, a partir de novembro.
De acordo com o BC, a adesão de instituições ao Pix para o novo serviço a partir do seu lançamento em novembro foi finalizado no último dia 16.
As instituições aprovadas concluíram “com sucesso todos os testes necessários e estão prontas para ofertar o Pix de forma segura e em conformidade com os requisitos definidos pelo Banco Central”.
“A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o Pix reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes para a adoção do Pix”, acrescentou o BC.
O processo de adesão de instituições ao Pix será reaberto de forma permanente a partir de 1º de dezembro de 2020.
O BC lembra que o cadastramento de chaves de usuários do Pix, pessoas físicas e jurídicas, não se confunde com o de instituições e permanecerá aberto.
Até a última segunda-feira, 19, o BC informou que foram cadastradas 42.205.663 chaves.
A utilização do novo sistema de pagamentos e transferências deve começar no dia 16 de novembro.