Entre 4 e 10 de janeiro, o sistema de pagamentos instantâneos Pix teve 1,25 bilhão de operações, o que representa uma queda de 10,9% no número de transações ante o mesmo período de dezembro. A redução nas transações coincide com o anúncio da ampliação da fiscalização pela Receita Federal sobre movimentações financeiras.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Essa é a maior queda no volume de transações desde que o Pix foi implementado. Antes disso, o maior recuo no número de operações nesse intervalo havia ocorrido em janeiro de 2022 na comparação com o mês anterior (-7,5%), conforme levantamento do jornal O Globo.
Segundo o Banco Central, o início do mês costuma ser um período de alta no volume de transações por Pix, especialmente pelo pagamento de salários. Porém, agora houve queda.
Desde 1º de janeiro, foi ampliada a exigência para que instituições de pagamento reportem transações financeiras de seus clientes, quando os valores superarem R$ 5 mil mensais para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas.
Antes, essa obrigação recaía apenas sobre bancos, que já incluíam todas as operações nas informações à Receita, como Pix e TED. A Receita nega que o foco da fiscalização seja taxar pequenos comerciantes e autônomos.
Objetivos da nova norma da Receita Federal sobre o Pix
A Receita Federal afirma que a atualização da norma tem como objetivo identificar grandes esquemas de sonegação fiscal, sem focar pequenos valores. Técnicos do órgão explicam que a mudança visa a proteger o contribuinte, cruzando mais dados para evitar cair na malha fina injustificadamente.

O secretário da Receita, Robinson Barreirinhas, disse que, “na verdade, não há nada de novo no front, só barulho.” A concentração de depósitos nos quatro maiores bancos do país, que já repassavam dados ao Fisco, sugere que o impacto das novas regras pode não ser tão abrangente quanto se teme.
A Receita obtém informações financeiras há mais de duas décadas para compor a base da declaração do Imposto de Renda. A nova norma apenas consolida dados que eram enviados em documentos separados.
Taxad é tão ruim de bola que consegue até a revolta da ORCRIM, vulgo PT.
Receita Federal do Luladrão: vcs vão roubar os brasileiros . Ladrões vc precisam MORRER!
Aos meus familiares e aos amigos, desde então aconselhei a não usarem o PIX até que se defina afinal o que pretende o governo.
Não acredito em Papai Noel, governo sem credibilidade
É o poder da desinformação e das fake news.
As pessoas querem ideias e ideais prontos e são facilmente conduzidas.
Vilas boas,os único gado que existe no Brasil fazem parte da extrema esquerda , onde o ex presidiário Lula diz : “Cuba é um paraíso , Venezuela é democrática ,Lênin é bonzinho ” somente analfabeto e mau caráter acham isso .
Fabiano vilas boas , extremista de esquerda acha que todos são burros ,quando agem diferente ,quem é você ? Ser superior um “alexandre de moraes” ,julga saber o que o povo precisa .
Aceita que a extrema esquerda não emplaca narrativas ,mentiras .
A última grande mentira distribuída juntamente com a imprensa paga foi : Quem matou Marielle ? Insinuaram ,disseram ,fizeram associações com o nome do Bozzo ,isso não funciona mais .
Fake news , você é brega Villas boas ,Nicolas afirmou num vídeo que teve mais 200 milhões de visualizações, o Pix não será taxado , a população inteira entendeu,menos você extremista de esquerda.
Extrema esquerda , não seguir a Globo ,Uol , folha,Band é andar desinformado?
Onde você achou essa pesquisa que pessoas querem idéias e ideal ?
Paula Sakamoto,globo ,247,tv Brasil ,tv cultura , você precisa se libertar , faça suas próprias pesquisas ,você é um papagaio da extrema esquerda.
Çei!!! Acredito em tuuudinho, como acredito em papai noel e cegonha!!
Brasil está se libertando da extrema esquerda
Daise , você precisa parar de ver BBB e ver as redes sociais , falar com os comerciantes,sair da bolha.
Veja o vídeo do Nicolas ferreira.