O grupo holandês de investimento em tecnologia Prosus, dono do iFood, fechou acordo para comprar a dinamarquesa Just Eat Takewaway.com por 4,1 bilhões de euros (R$ 24,59 bilhões). A intenção é criar principalmente uma ‘campeã europeia’ no setor de entrega de comida.
A Prosus está oferecendo 20,30 euros (R$ 121,78) por ação da Just Eat. A oferta por todo o capital social tem o apoio unânime da administração e do conselho fiscal da Just Eat. O acordo vai marcar uma mudança significativa no mercado europeu de entrega de alimentos.
iFood: quarta maior do mundo
O mercado estima potenciais implicações globais, pois tornará a Prosus a quarta maior empresa de entrega de refeições do mundo, atrás da Meituan, DoorDash e Uber, afirmaram analistas do ING, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.
Sob o controle do grupo sul-africano Naspers, a Prosus também é a maior acionista da Glovo, proprietária da Delivery Hero com uma participação de 28%. A informação é da própria Prosus, em comunicado nesta segunda-feira, 24.
Com negócios que abrangem mais de 70 países, a Prosus controla a principal plataforma de entrega de alimentos da América Latina, o iFood. Tem, da mesma forma, uma participação de 25% na principal plataforma de entrega de alimentos e itens de supermercado da Índia, a Swiggy. A empresa ainda detém 4% de participação na Meituan.
Depois do anúncio de compra, as ações da Prosus recuavam 7% em Amsterdã. As da Just Eat, por sua vez, disparavam 54%. As ações da Naspers caíam mais de 6% em Joanesburgo. “Nosso foco é o crescimento. Com isso, esperamos criar mais empregos em muitas dimensões”, disse o CEO da Prosus, Fabricio Bloisi, referindo-se à Just Eat.
Analistas preveem fusão entre holandeses e alemães
As ações da Delivery Hero avançavam cerca de 5%. Um operador financeiro alemão disse que alguns analistas estavam vendo o acordo como um primeiro passo em direção sobretudo a uma fusão entre os grupos de entrega de alimentos holandês e alemão. Bloisi disse que, por enquanto, não há nenhum plano ou projeto nesse sentido.
+ Leia mais informações de Economia na Oeste